Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, visita hoje, dia 15 de junho, o Centro de Cirurgia Experimental Avançada (CCEA), em Vila do Conde, onde decorrem os testes do ventilador desenvolvido pela SYSADVANCE e pela Ordem dos Médicos, para combater as doenças respiratórias provocadas pelo novo coronavírus, nesta fase com a colaboração da CCEA. O equipamento, que permitirá reforçar os hospitais portugueses, está nesta fase a ser testado em animais.
O SYSVent OM1, assim que se chama o ventilador, está a percorrer os passos necessários à certificação de acordo com a Diretiva de Dispositivos Médicos Europeia. Este equipamento cumpre os requisitos exigidos, nomeadamente administração e controle de mistura de Oxigénio, controle por Pressão e Volume, quer em modo de controlo mandatório quer em modo assistido, pelo que poderá em breve reforçar os hospitais de todo o país. De resto, é um ventilador desenvolvido especificamente para cuidados intensivos.
Ventilador responde a desafio da Ordem dos Médicos à SysAdvance
O ventilador, da autoria da empresa SYSADVANCE, começou a ser desenvolvido na sequência de um contacto feito pela Ordem dos Médicos e pela Associação Empresarial de Portugal, no âmbito da iniciativa SOS Coronavírus, que está a implementar no terreno vários projetos para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente identificando necessidades de infraestruturas, equipamentos e materiais, assinalou o Sol em abril passado, quando os trabalhos avançaram.
SYSVent desenvolvido em tempo recorde
A empresa em questão tem trabalhado com uma equipa especializada em Cuidados Intensivos da Ordem dos Médicos, para desenvolver, “em tempo recorde”, o SYSVent. “Uma das vantagens deste equipamento, é que a SYSADVANCE é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de geração de Oxigénio Medicinal in situ“, informa ainda. Por seu lado, a equipa de trabalho foi capaz de “definir com precisão os modos ventilatórios relevantes, bem como funcionalidades importantes não existentes noutros equipamentos semelhantes, nomeadamente a capacidade de monitorar e operar remotamente vários ventiladores a partir de um computador portátil, permitiu desenhar e construir um equipamento funcional e competitivo em tempo recorde”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fontes: OM, Sol; Imagem: OM
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.