Miguel Guimarães observa ‘in loco’ SYSVent OM1, da Póvoa de Varzim, em fase de testes avançados
Ordem dos Médicos avalia ventilador português em Vila do Conde

Pub
Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, visita hoje, dia 15 de junho, o Centro de Cirurgia Experimental Avançada (CCEA), em Vila do Conde, onde decorrem os testes do ventilador desenvolvido pela SYSADVANCE e pela Ordem dos Médicos, para combater as doenças respiratórias provocadas pelo novo coronavírus, nesta fase com a colaboração da CCEA. O equipamento, que permitirá reforçar os hospitais portugueses, está nesta fase a ser testado em animais.
O SYSVent OM1, assim que se chama o ventilador, está a percorrer os passos necessários à certificação de acordo com a Diretiva de Dispositivos Médicos Europeia. Este equipamento cumpre os requisitos exigidos, nomeadamente administração e controle de mistura de Oxigénio, controle por Pressão e Volume, quer em modo de controlo mandatório quer em modo assistido, pelo que poderá em breve reforçar os hospitais de todo o país. De resto, é um ventilador desenvolvido especificamente para cuidados intensivos.
Ventilador responde a desafio da Ordem dos Médicos à SysAdvance
O ventilador, da autoria da empresa SYSADVANCE, começou a ser desenvolvido na sequência de um contacto feito pela Ordem dos Médicos e pela Associação Empresarial de Portugal, no âmbito da iniciativa SOS Coronavírus, que está a implementar no terreno vários projetos para minimizar o impacto da pandemia, nomeadamente identificando necessidades de infraestruturas, equipamentos e materiais, assinalou o Sol em abril passado, quando os trabalhos avançaram.
SYSVent desenvolvido em tempo recorde
A empresa em questão tem trabalhado com uma equipa especializada em Cuidados Intensivos da Ordem dos Médicos, para desenvolver, “em tempo recorde”, o SYSVent. “Uma das vantagens deste equipamento, é que a SYSADVANCE é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de geração de Oxigénio Medicinal in situ“, informa ainda. Por seu lado, a equipa de trabalho foi capaz de “definir com precisão os modos ventilatórios relevantes, bem como funcionalidades importantes não existentes noutros equipamentos semelhantes, nomeadamente a capacidade de monitorar e operar remotamente vários ventiladores a partir de um computador portátil, permitiu desenhar e construir um equipamento funcional e competitivo em tempo recorde”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fontes: OM, Sol; Imagem: OM
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Apoio psicológico pode ser solicitado através da Rede de Apoio Social de Emergência
18 psicólogos em Guimarães reforçam rede de apoio social de emergência

João Leão: Intensidade da pandemia vai afetar as perspetivas económicas da recuperação este ano em toda a Europa
Governo pretende manter apoio a emprego e empresas em fase aguda da pandemia

‘Ouvir quem pensa diferente é não só um acto democrático, implica pensar que o argumento dessa pessoa pode na parte ou no todo nos ensinar e até nos levar a mudar de ideias’
Etiqueta social: o ritual do chá em tempos de declínio da política e do Estado

Associação Portugues do Cancro Cutâneo recorda alerta para diagnóstico precoce em Dia do Euromelanoma
90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

Decisão alargada a toda a Arquidiocese pela Comissão da Quaresma e Solenidades
Semana Santa de Braga altera programação devido à pandemia

Tiago Barbosa Ribeiro: Conseguimos enfrentar a pandemia combatendo a crise económica e social, aumentando rendimentos, baixando impostos, melhorando as contas, devolvendo a confiança à economia
Estado social mais forte tem ajudado a combater a pandemia em Portugal
Comente este artigo
Only registered users can comment.