Depois de seis anos em Inglaterra, Verónica Macedo e João Cortinhas decidiram regressar a Portugal quando souberam que iam ser pais. Consigo trouxeram uma ideia que conheceram naquele país – a baby box – e que decidiram transformar em negócio com a maior brevidade, incentivados pelo receio de ver algo semelhante aparecer no mercado português e depois ficarem a pensar: “Porque não fomos nós?”.
Baby Box diminui morte súbita
Chama-se Baby Box, ou seja, uma caixa de cartão que visa promover práticas de sono mais seguras para os bebés no sentido de diminuir o risco da Síndrome de Morte Súbita do Lactente, e que pode ser adquirida a partir desta segunda-feira, 1 de junho, no site da startup famalicense Baby Box.
O conceito da Baby Box inspira-se numa tradição da Finlândia, onde o conceito surgiu em 1938 com o objetivo de promover um início de vida mais igual para todos os bebés. Continua até hoje a servir esse propósito, sendo oferecida pelo Estado aos novos pais, apesar de entretanto ter visto o seu conceito e uso ser alargado a outros países o Reino Unido, Escócia, Austrália e Estados Unidos, mas é ainda praticamente desconhecido no nosso país.
Baby Box, uma caixa segura
A caixa baby Box, que se assume como um lugar seguro para o bebé dormir, o que dá tranquilidade aos pais, bem como os recursos educacionais a ela associados, tiveram impacto na redução da taxa de mortalidade infantil no país, sendo esta atualmente uma das mais baixas do mundo.
“A Baby Box é uma caixa de cartão certificado e muito confortável, especialmente desenhada para poder ser usada como um mini-berço, com a vantagem de poder ser transportada para qualquer lugar da casa, o que permite que as práticas seguras sejam cumpridas onde quer que os pais estejam”, explica a enfermeira de 32 anos.
Pela sua dimensão (68 centímetros de comprimento por 42 de largura) e conceito minimalista, a Baby Box reduz a tendência dos pais colocarem objetos junto ao bebé, como peluches, brinquedos e almofadas, uma prática que pode potenciar mortes por asfixia.
Comercialização da Baby Box efetuada online
O casal vê a caixa como “um meio para um fim, funcionando como um objeto educativo para os adultos”. Isolada, a Baby Box poderá suscitar uma certa “estranheza”, mas, aliada à componente educação, “sente-se uma abertura completamente diferente” por parte dos pais portugueses.
Para lá da caixa propriamente dita, que aguenta um peso até dez quilogramas, a Baby Box inclui ainda um colchão ajustado, uma cobertura impermeável e um lençol 100% de algodão.
Este pacote pode ser adquirido por 34,95€, a partir desta segunda-feira, dia 1 de junho, data em que a empresa começa a aceitar encomendas. O valor já inclui portes de envio e a marca envia para qualquer ponto de Portugal Continental (as ilhas estarão para breve, garantem Verónica e João).
Em acompanhamento pelo Famalicão Made IN, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor, a startup Baby Box está instalada na Incubadora Famalicão Made IN – Polo Edifício Globus, em Vilarinho das Cambas, Famalicão. Vender em lojas com porta para a rua também está no horizonte, mas para já o casal dá prioridade ao canal de vendas online no site da empresa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Fontes: Baby Box, Famalicão MadeIN: Imagens: Baby Box
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.