Quase 250 alunos voltam ao ensino pré-escolar ainda antes de irem para férias

Ensino | Santo Tirso regressa aos jardins de infância

Ensino | Santo Tirso regressa aos jardins de infância

Pub

 

 

Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, acompanhou, esta segunda-feira, 1 de junho, no Jardim de Infância de S. Bento da Batalha, a reabertura do ensino pré-escolar no concelho. No total, são 24 jardins de infância que reabrem e 242 alunos voltam à escola.

Depois de todos os estabelecimentos de ensino terem encerrado a 16 de março devido ao novo coronavírus, esta segunda-feira, data em que arranca a terceira fase do plano de desconfinamento, foi dia de reabertura do ensino pré-escolar.

Em visita ao Jardim de Infância de S. Bento da Batalha, onde 16 alunos, entre os 3 e os 5 anos, retomaram as aulas, Alberto Costa considerou tratar-se de “uma coincidência feliz, o retorno dos mais pequenos à escola no Dia Mundial da Criança, num ambiente que foi adaptado para que possam regressar em total segurança”. “Está tudo a decorrer dentro da normalidade, em cumprimento com as regras das autoridades de saúde”, sublinhou.

O autarca salientou ainda o facto das 51 assistentes operacionais, que voltam hoje aos 24 jardins de infância que reabrem, terem tido ações de formação sobre higienização e desinfeção dos materiais escolares que a Câmara de Santo Tirso solicitou às Forças Armadas, e estarem, por isso, “perfeitamente aptas a garantir todas as condições de higiene definidas nos Planos de Contingência”.

De forma a garantir a segurança no regresso ao recinto escolar, todos os jardins de infância têm Planos de Contingência ativos. Para além da obrigatoriedade de higienização das mãos e dos sapatos, há ainda circuitos de circulação definidos e marcados no chão, de forma a evitar que os alunos se cruzem.

Nesta reabertura do pré-escolar, a Câmara Municipal de Santo Tirso contribuiu também com 60 embalagens de álcool-gel, 51 viseiras e 102 máscaras laváveis.

No total, 242 alunos regressam à escola, cerca de 28 por cento dos inscritos.

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.