teatro sá de miranda - teatro do noroeste - centro dramático de viana - espectáculos - teatro - viana do castelo

Os caminhos do Teatro do Noroeste

A viagem (incompleta) do Lugre

Em 2020 celebram-se os 100 anos do nascimento de Bernardo Santareno. João Mota não poderia deixar esta efeméride passar incólume. O famoso encenador do Teatro A Comuna estava decidido a realizar a obra do dramaturgo escalabitano. Embora “preferisse encenar outra peça”, a escolha caiu sobre “O Lugre“. O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (TN-CDV) surgia como um dos lugares de eleição para a mostrar ao público.

bernardo santareno - 'o lugre' - teatro - teatro do noroeste - viana do castelo
O dramaturgo Bernardo Santareno, com a embarcação de pesca, o lugre, no fundo @ D.R.

 Porém, a tormenta enfrentada pelos pescadores nesta peça passou do papel para a realidade. Com as datas iniciais de 17 e 18 de Março, as audições para a peça tiveram de ser adiadas quando a autarquia vianense decidiu encerrar o Teatro Sá de Miranda. Com o prolongamento do Estado de Emergência, “nem em meados do mês de Abril foi possível realizá-las”, aponta Ricardo Simões, o director artístico do TN-CDV.

A estreia do espectáculo estava prevista para Junho, com os ensaios a começarem em Maio. Será possível solucionar este problema? Nas palavras do próprio João Mota, “já não vale pena”.

Quem quiser na mesma ver a representação do “Lugre”, terá de se dirigir ao Teatro da Comuna, em Junho deste ano. O centenário de Santareno será celebrado em conjunto com os 48 anos da companhia de teatro lisboeta.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagens: DR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Deixe um comentário