Inovação usa radar para detetar movimentos de banhistas

Tecnologia | Smart City Sensor produz ‘Torniquete Balnear’ para acesso seguro às praias

Tecnologia | Smart City Sensor produz ‘Torniquete Balnear’ para acesso seguro às praias

 

O regresso às praias está marcado para 6 de junho., com muitas regras novas de limitação no acesso e frequência. Nessa altura, uma sinalética baseada nas cores dos semáforos vai ser utilizada pelo menos em várias zonas balneares portuguesas ao longo do próximo Verão. A sinalética pode passar por bandeiras ou cartazes, mas também por um semáforo autêntico que uma empresa 100% portuguesa – a Smart City Sensor – acaba de lançar e está já a comercializar – o Torniquete Virtual.

A Agência Portuguesa do Ambiente atualizará também a aplicação para telemóvel InfoPraia, de modo a que os cidadãos possam ter conhecimento prévio, antes de se deslocarem aos areais, se a praia que pretendem frequentar está com ocupação plena (vermelho), elevada (amarelo) ou reduzida (verde), refere Luciano Alvarez, no Público.

Torniquete Virtual: vermelho, amarelo, verde. Ação!

A Smart City Sensor lança o primeiro Torniquete Virtual com semáforo luminoso de taxa de ocupação. Esta tecnologia, que permite contabilizar as entradas e saídas das pessoas das praias portuguesas, será instalada já em junho, a fim de permitir uma abertura segura da época balnear.

Esta tecnologia será instalada nas praias para supervisionar o acesso das pessoas evitando aglomerados, mas pode também ser utilização diversa, noutros cenários, tais como feiras, mercados e jardins. A contabilização é realizada em tempo real, o que permite organizar rapidamente os espaços monitorizados. O Torniquete Virtual não carece de autorização RGPD, pois a tecnologia é baseada em radar.

O sistema integra um backoffice para visualização de dados em tempo real e disponibiliza a emissão alertas para entidades municipais ou Proteção Civil, quando o limite máximo de acesso estiver a ser excedido.

Este produto de inovação tecnológica, produzido por uma empresa com sede em Vila Nova de Gaia, é 100% nacional e encontra-se, neste momento, em fase de avaliação e/ou aquisição por diversas entidades municipais.

Obs: Artigo editado em 16052020, 2h04, com inclusão de informação genérica sobre o regresso às praias neste verão, bem como da atualização da aplicação InfoPraia, da Agência Portuguesa de Ambiente.

Fontes: SCS, Público; Imagem: SCS

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Economia, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.