António Vilela: Afirmar a sede do concelho como um polo de dinamização do comércio, dos serviços e do turismo local

Obras Municipais | Vila Verde recupera antiga escola e converte-a em Centro de Promoção de Gastronomia

Obras Municipais | Vila Verde recupera antiga escola e converte-a em Centro de Promoção de Gastronomia

Pub

 

 

Vila Verde aprovou, por unanimidade, na reunião do Executivo Municipal de segunda-feira, 16 de março, o lançamento a concurso público da obra de reabilitação do edifício da antiga escola primária de Vila Verde. Com o preço base de quase um milhão e quatrocentos mil euros (IVA não incluído), a empreitada visa a reabilitação do edifício, convertendo-o numa unidade de promoção da gastronomia local.

António Vilela, o presidente do Município de Vila Verde, sublinha que “a gastronomia de Vila Verde e da região onde este concelho se insere é, sem dúvida, um elemento diferenciador, pela variedade, genuinidade e elevadíssima qualidade dos pratos confecionados nas magníficas unidade de restauração que o concelho apresenta. A criação deste Centro de Promoção de Gastronomia e Ciências Gastronómicas irá acrescentar um grande valor a esta riqueza endógena concelhia.”

O projeto integrou-se na tipologia de candidaturas destinada à “reabilitação integral de edifícios, nomeadamente destinados a habitação, a equipamentos de utilização coletiva, a comércio ou a serviços, públicos ou privados, com idade igual ou superior a 30 anos, ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, determinado nos termos do estabelecido pelo Decreto -Lei n.º 266 -B/2012, de 31 de dezembro”.

A intervenção vai preservar a estrutura original, investindo principalmente na alteração da compartimentação interior e na ampliação necessária. A área exterior será integrada como espaço de usufruto público, com a demolição de muros de vedação e a definição de uma praça, promovendo o convívio em espaços exteriores e cobertos, com uma estrutura em aço e tela retratil.

Os dois pisos existentes serão preservados, alterando-se as compartimentações interiores, dotando o piso térreo com espaços administrativos, de serviços, de preparação e provas gastronómicas e de um espaço multiusos, permitindo uma relação permeável e flexível entre o interior do piso térreo e a praça exterior. O piso superior será dividido em laboratórios de ciências gastronómicas, espaços de promoção de gastronomia, salas de exposições e reuniões e terá ainda um auditório.

O autarca vilverdense considera que “esta obra, além de permitir a recuperação de um edifício público com uma excelente localização e que estava a degradar-se, será um contributo muito importante para a elevação da qualidade ambiental, urbanística e paisagística do centro urbano da freguesia de Vila Verde e Barbudo e irá ainda ajudar a afirmar a sede do concelho de Vila Verde como um polo de dinamização do comércio, dos serviços e do turismo local.”

Fonte e Imagem: Município de Vila Verde

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.