Aulas e dicas de exercício físico de acesso livre

Coronavírus | ‘Fique em casa e mantenha-se ativo’ com a Tempo Livre de Guimarães

Coronavírus | ‘Fique em casa e mantenha-se ativo’ com a Tempo Livre de Guimarães

Pub

 

 

A Tempo Livre lançou esta semana a iniciativa “Fique em casa e mantenha-se ativo” através da qual disponibiliza aulas e dicas de exercício físico aos seus utentes.

Afinal, reduzir substancialmente a atividade física e/ou aumentar o comportamento sedentário pode ser prejudicial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Assim, se estiver em situação de isolamento social profilático, deverá manter-se ativo enquanto permanece no seu domicílio.

Os conteúdos são de livre acesso e podem ser acedidos em www.facebook.com/tempolivre e no canal do Youtube da Tempo Livre.

Com o lançamento desta iniciativa a Tempo Livre pretende, no essencial, incentivar a prática de exercício físico regular num período em que, através do isolamento social, se procura travar a propagação da Covid-19.

Em simultâneo, a DGS recomenda que:

  • Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
  • Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel;
  • Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  • Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé.
  • Torne o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.

A Organização Mundial da Saúde, por seu lado, recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Assim, para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.

Ainda, algumas atividades lúdicas com as crianças podem ser pensadas para permitir a expressão física, nomeadamente jogos tradicionais, como a macaca, jogo do elástico ou saltar à corda, dança, videojogos ativos.

 

Obs: Artigo atualizado em 17032020, 23h14 com informação sobre cuidados físicos para manter a saúde em períodos de grande sedentaridade emitida pela DGS referente às suas recomendações e às da OMS.

Fontes: Tempo Livre, DGS; Imagem: Tempo Livre

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.