Medidas acontecem face à ‘ausência de decisões supramunicipais’
Coronavírus | Braga aplica novas medidas de restrição ao funcionamento de estabelecimentos comerciais

Pub
Ciente das necessárias e urgentes medidas a adoptar face à pandemia mundial por coronavírus, que urge combater, entende o Município de Braga que a salvaguarda, a saúde e o bem-estar da população é um bem imprescindível e do qual não abre mão.
Face àquilo que considera “a ausência de decisões supramunicipais que limitem e/ou condicionem de forma efectiva a propagação do vírus e as suas nefastas consequências”, decidiu o Executivo Municipal de Braga, com a concordância de todas as forças políticas e da Associação Comercial de Braga, à luz do que a lei lhe confere e do estabelecido no seu Código Regulamentar, em circunstâncias do interesse público, salvaguarda da segurança e da qualidade de vida dos seus munícipes, como a que agora se coloca, implementar novas medidas de contenção à propagação da Covid-19, com efeitos imediatos, em todo o seu território.
1- Não tendo o Município de Braga a capacidade, a autonomia nem o poder de encerrar coercivamente estabelecimentos comerciais passíveis de grande aglomeração e afluxo de pessoas, constituindo este reconhecidamente um factor de risco acrescido à estagnação da pandemia que assola Portugal e os portugueses, irá o Município de Braga limitar o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços, que não de primeira necessidade, com horário zero.
2- Estas restrições não se aplicarão a serviços e estabelecimentos de primeira necessidade, como exemplo farmácias, parafarmácias, estabelecimentos de venda bens alimentares de primeira necessidade, entre outros.
3- Por imperativo legal, apenas e só, não poderá o Município de Braga actuar na mesma medida e proporção sobre outros sectores de actividade, nomeadamente grandes superfícies, cujo funcionamento é tutelado pelo Ministério da Economia, recomendando e sensibilizando os administradores e gestores destes espaços e sectores a adoptarem todas as medidas necessárias à contenção do vírus, a bem da saúde pública e da qualidade de vida da população e dos seus trabalhadores.
4- O Município de Braga, em articulação com a Agere e os parceiros privados, decidiu ainda isentar a totalidade da taxa de resíduos sólidos urbanos aplicável a todos os estabelecimentos do comércio e serviços, cuja tipologia se cifre numa área de até 200 m2 que encerrem a sua actividade neste período bem como a redução em 25% desta mesma taxa para estabelecimentos com tipologia de área superior a 200m2.
5- Decidiu ainda o Município de Braga a aplicação da isenção total de taxas de disponibilidade de água e saneamento para todos os estabelecimentos do comércio e serviços que encerrem bem como a isenção de taxas de ocupação de espaço público, esplanadas e publicidade.
6- Atendendo aos momentos difíceis que todos estamos a enfrentar, como cidadãos e como sociedade, o Município de Braga apela uma vez mais a todos para que tenham uma atitude cívica e responsável, de protecção própria e dos seus, evitando ser um agente transmissor ou receptor deste vírus, ainda que inadvertidamente.
A tomada destas novas medidas de mitigação acontecem no dia em que é confirmada a primeira vítima mortal em Portugal por COVID-19 e em que estão reconhecidos mais de 300 casos de doentes infectados pelo vírus em território nacional, havendo já mais de 2.900 casos suspeitos.
Fonte e Imagem: Município de Braga
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Investimento em bem-estar animal ronda 400 mil euros
Animalia | Barcelos avança com novo canil e gatil municipal em Gamil

18-19/9 Ante-estreia e Estreia. Casa das Artes, V.N. de Famalicão
Grande Reportagem | Cinema: “O céu é o limite. ‘Estórias de Villa’ fica a pertencer à Galeria dos Imortais”

Na quadra natalícia, autarquia e ACICE acordaram distribuição de vales de compras a famílias carenciadas
Esposende renova apoios excecionais a empresas em 2021

Escola viva da natureza é o conceito por detrás deste projeto
Reconhecimento | ‘Artis Naturae’ dos Amigos da Montanha de Barcelos vencem Prémio BPI “la Caixa” ‘Infância’

‘Não lhe passar «bola» é o melhor que se pode fazer. Pátria mesmo é a língua portuguesa,’
O ‘cigano’ Ventura
Comente este artigo
Only registered users can comment.