Pub
Logo após o Carnaval, vem a época do Quaresma.
A Quaresma está associada à ideia da interiorização, da renovação e do renascimento.
Trata-se de uma oportunidade privlegiada para se fazer um detox espiritual, aprimorando a conexão com a nossa centelha divina, manifestação do Divino em nós. …
A Quaresma tem o seu início na quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao Carnaval, compreende os seis domingos seguintes, sendo o último, o domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Em latim, a palavra “Quaresma” significa: quadragesima dies (quadragésimo dia).
Com efeito, quarenta é um numero simbólico muito presente na Bíblia. Simboliza o encorajamento das forças divinas, despertando fé e esperança.
O dilúvio durou quarenta dias na época de Noé (Gênesis 7,4). Moisés jejuou quarenta dias e quarenta noites, para receber a Lei (Êxodo 24:18); quarenta anos durou a viagem do povo judeu do Egito para a Terra prometida (Deuteronómio 8:2-4). Elias passou quarenta dias e quarenta noites a caminhar para o Monte Horeb (1 Reis 19,8). Os habitantes de Nínive fizeram penitência durante quarenta dias para obter o perdão de Deus, na sequência da profecia de Jonaa (Jonas 3:4-5). Jesus foi levado por Maria e José ao Templo, quarenta dias após o seu nascimento, para ser apresentado a Deus no Templo de Jerusalém (Lucas 2:22). Jesus, antes de iniciar a sua vida pública, retirou-se no deserto por quarenta dias e quarenta noites, praticando jejum e meditação (Mateus 4:2 e Lucas 4:1-2). Durante quarenta dias, Jesus ressuscitado manifestou-se junto dos seus discípulos, antes de subir ao Céu e invocar a vinda do Espírito Santo (Atos 1:1-3).
Em 2020, este período situa-se entre o dia 26 de fevereiro e o dia 5 de abril.
Coincidência (ou provavelmente não), o inicio da Quaresma cristã deste ano coincide com os Dias Intercalares da Fé Bahá’í.
Os Dias Intercalares são um período temporal de cinco dias, dedicado á celebração da essência e da unidade da Divino e á expressão dos atributos divinos da bondade, do desprendimento, da generosidade, da solidariedade e do amor.
Tal como os Dias Intercalares, a Quaresma é um tempo favorável à conexão com o Divino que se manifesta na essência mais profunda do nosso ser.
Um tempo de descoberta do Plano Divino para a Criação, a humanidade e para cada um de nós.
Um tempo de introspeção, de conversão do nosso coração e de transmutação.
Um tempo para manifestar a nossa conexão com o Mistério maravilhoso e transcendente, afirmada em todas as culturas e espiritualidades, que nos leva a uma renovação do espírito e a uma abertura das forças que criam e sustentam a vida.
Numa altura em que as alterações climáticas e outras dimensões da crise ecológica assumem uma relevância crescente, sugere-se como desafio desta Quaresma fazer um Jejum pela Criação, de forma a atenuar as ações que degradam a Natureza como manifestação do amor infinitamente criativo de Deus.
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘Se as democracias falharem no seu objectivo de promoverem a paz e o bem estar social poderemos assistir a um escancarar de portas aos populismos irresponsáveis e aos regimes totalitários, promovendo um retrocesso nos direitos laborais e em muitos outros temas fundamentais’
A semana de 4 dias de trabalho

Race Party reúne cerca de 150 concorrentes
Engenharias | UMinho realiza maior festival ibérico de minicarros personalizados

‘Por uma governação centrada nas pessoas, com respeito, elevação e responsabilidade pela prestação de contas, uma e outra vez, sem desperdiçar recursos de todos’
Por uma política de cidadãos, por cidadãos e para cidadãos
Comente este artigo
Only registered users can comment.