O navio-hospital da pesca do bacalhau é o sétimo museu português mais visitado
Navio-hospital Gil Eannes atinge 1 milhão de visitantes

Pub
O navio-hospital Gil Eannes, fundeado desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo com funções de museu, atingiu este mês de dezembro, no passado dia 16, o visitante um milhão, sendo atualmente o sétimo museu mais visitado a nível nacional. Para assinalar o momento, José Maria Costa, Presidente da Câmara do Município de Viana do Castelo e também da Fundação Gil Eannes, entregou aos visitantes, um casal de emigrantes na Suíça a passar férias em Viana do Castelo, lembranças do navio-museu construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo com o intuito de apoiar a pesca do bacalhau.
O navio-museu atingiu 1 milhão de visitantes, desde que foi recuperado para assumir funções museológicas. Entre 2013 e 2018, o navio recebeu 342.944 visitantes. Recorde-se que, em 2013, o navio esteve encerrado entre fevereiro e março por motivo de docagem e em 2014 esteve encerrado a visitas por causa de obras inerentes à instalação do Centro de Mar. Ao longo dos últimos cinco anos, o número de visitantes mais do que duplicou, já que em 2013 foram registados 41.398 visitantes e, em 2018, foram assinalados 90.835 visitantes do museu flutuante.
De forma simbólica, o autarca José Maria Costa entregou à Fundação uma placa comemorativa do evento, assim como algumas lembranças sobre o navio, sublinhando que aquele espaço é um local de memórias para a comunidade vianense e que o Gil Eannes é um marco turístico e histórico da cidade e da região.
O Navio-hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.
Há 22 anos, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, a Fundação Gil Eannes resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses. A 31 de janeiro de 1998 foi recebido festivamente na Foz do Lima onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como polo de atratividade para Viana do Castelo.
Desde que o Navio Gil Eannes foi colocado em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo, a Fundação Gil Eannes tem tido como objetivo transformar o navio num espaço museológico, contribuindo deste modo para o desenvolvimento cultural, turístico e científico, especialmente em áreas relacionadas com o mar. Assim, ao longo destes anos várias obras de reabilitação e restauro têm sido feitas, proporcionando aos visitantes o contacto com os diversos espaços característicos de uma embarcação, como a ponte de comando, casa das máquinas, cozinha, padaria e diversos camarotes, bem como os espaços que integram a zona hospitalar o consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias e bloco operatório, permitindo assim que o visitante adquira um pouco da história do navio hospital e da pesca do bacalhau que se fazia nos mares da Terra Nova e Gronelândia.
No espaço é também habitual realizarem-se conferências e lançamentos de livros relacionados com o mar.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: (0, 2) Município de Viana do Castelo, (1) Navio-Hospital Gil Eannes
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Para promover o fluxo de consumidores, a autarquia vianense promove mensalmente as mais diversas iniciativas
Comércio | Lojas disponíveis para alugar no Mercado Municipal de Viana do Castelo

Promover o potencial turístico dos territórios que atravessa, dinamizando e promovendo o vasto património existente
‘Road Trip’ na Nacional 103: viajar de Viana do Castelo até Bragança

Garantir a retoma em segurança das práticas desportivas
Viana do Castelo vai testar escalões de formação contra Covid-19

Carlos Dobreira recolhe 5 centenas de beatas de cigarros em frente à Câmara Municipal e ao Café A Brasileira
Turistas estupefactos com ação de ‘plogging’ em Braga

Nova infraestrutura favorecerá economia do mar, mas também sobretudo setor do turismo náutico de recreio
Póvoa de Varzim inaugura nova Marina Norte

‘Táxi Saúde’ assinala 45 mil quilómetros em deslocações de populações idosas carenciadas ao longo dos últimos 8 meses
‘Saúde Mais Próxima’ transporta 2 mil seniores em Viana do Castelo
Comente este artigo
Only registered users can comment.