notícia . análise . contexto . opinião

Abrangidos 2.200 fogos da Zona Norte e da Mariadeira

Ambiente | Recolha porta-a-porta chega a duas novas zonas da Póvoa de varzim

Ambiente | Recolha porta-a-porta chega a duas novas zonas da Póvoa de varzim

Pub

 

 

Começou ontem, 11 de novembro, uma nova fase de recolha multimaterial porta-a-porta no Município da Póvoa de Varzim, com novos circuitos, de forma regular, nos setores residenciais e não residenciais da Zona Norte e da Mariadeira, abrangendo cerca de 2.200 fogos.

O alargamento arranca com a entrega dos pendurantes de ativação da campanha, a que se seguirá a distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e indiferenciados/lixo) a cada um dos fogos abrangidos; uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais; e a implementação do sistema propriamente dito.

Recolha seletiva permite aproveitar resíduos

O novo sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou na Póvoa de Varzim em setembro de 2018, em duas zonas piloto – Bairro Sul e Matriz – com o objetivo de atingir 195 toneladas de resíduos recicláveis num ano. O sucesso do projeto refletiu-se num alargamento da área abrangida ainda durante o seu primeiro ano de funcionamento, levando a recolha porta-a-porta a mais 1014 fogos, na área envolvente ao bairro da Matriz, tendo a meta anual sido atualizada para 250 toneladas. Decorrido um ano, 275 toneladas de resíduos recicláveis foram enviadas para aproveitamento, pelo que a meta foi atingida e superada.

Com o mote “Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva e pró-ativa, porta-a-porta, a qual apresenta vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos, tais como: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Fonte e Imagem: Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.