Projeto de cariz humano e social, o Plano Estratégico Municipal para o Bem-estar Animal tem vindo a ser implementado e desenvolvido pela autarquia

Viver | Esposende nomeado para Município do Ano 2019 pela UM-Cidades

Viver | Esposende nomeado para Município do Ano 2019 pela UM-Cidades

Pub

 

 

Esposende está nomeado para os Prémios Municípios do Ano Portugal 2019, com o Plano Estratégico Municipal para o Bem-estar Animal. Esta é a segunda vez que Esposende é nomeado, depois de, em 2015, ter estado entre os finalistas com a candidatura da Plataforma Social Colaborativa da Loja Social de Esposende

Os Prémios Municípios do Ano é uma iniciativa da Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, destinada a reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a sustentabilidade e a inclusão

Esposende está nomeado na categoria Norte – Mais de 20 mil habitantes, concorrendo num universo de 39 candidaturas, sendo 34 de municípios do território nacional e regiões autónomas e as restantes intermunicipais. Os resultados serão anunciados na “Cerimónia de Entrega dos Prémios Municípios do Ano 2019”, que terá lugar no próximo dia 15 de novembro, no Mosteiro de Arouca.

O Plano Estratégico Municipal para o Bem-estar Animal é reflexo da orientação do Município no plano da proteção dos animais e da promoção do seu bem-estar, visando o bem-estar animal e humano, desenvolvimento social e sustentabilidade do meio ambiente. O projeto assenta em cinco eixos estratégicos fundamentais, nomeadamente Sensibilização e educação, Procedimentos de gestão, Projetos de cariz operacional, Desenvolvimento social, e Inovação, e implica o envolvimento de toda a comunidade, num trabalho partilhado e em rede.

Entre as várias linhas de ação, contam-se ações de sensibilização pelo não abandono e pela adoção animal, esterilização e vacinação dos animais errantes, resgaste de animais feridos abandonados no espaço público, o Cheque Veterinário, e a criação de praias para cães e de um Parque Agility. Outra iniciativa é o “Pegadas”, um projeto de intervenção social que prevê a interação de animais com grupos específicos, como idosos e crianças com deficiência ou com necessidades educativas especiais, ou pessoas acompanhadas pelo Bem-Me-Querem – Espaço de atendimento a vítimas de violência doméstica.

Nesta estratégia, o Município criou também o Regulamento Municipal de Bem-estar e Saúde Animal, estipulando as normas legais existentes em aspetos como a proibição de atos de violência ou tortura sobre os animais, a proibição do seu abandono e a promoção do bem-estar e saúde animal, e as condições de alojamento, manutenção e circulação dos animais de companhia.

Trata-se, pois, de um projeto de cariz humano e social e com forte impacto na construção de uma sociedade mais humanizada e amiga dos animais, que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que o Município verteu para o seu plano de ação.

Fonte: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.