‘À Descoberta de Braga’ evidencia marca identitária da cidade
Património | Elisa Lessa apresenta olhar particular sobre os sinos de Braga na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Pub
No âmbito do programa municipal ‘À Descoberta de Braga‘, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva recebe, hoje, 25 de outubro, às 21h30, a Sessão de História Local ‘Em busca do som do passado. Para a História dos Sinos em Braga’. A sessão terá como oradora convidada Elisa Lessa, da Universidade do Minho.
Com grande expressão visual e sonora, os sinos em Braga impõem a sua presença nos campanários e torres das igrejas espalhadas por toda a cidade, marcando ritmos individuais e colectivos, tanto no quotidiano como em tempos particulares de festa e ritual.
Contemplando um olhar particular desta marca identitária e figura estética sonora na paisagem da urbe bracarense, esta sessão tem como objecivo uma abordagem sobre os principais templos da cidade com suas torres sineiras e respetivos sinos, patenteando ainda alguns dados da sua história.
Dando sequência a uma exposição realizada sobre a mesma temática, esta iniciativa integra-se no âmbito do projeto ‘O Concelho de Braga e o seu Património Musical’, uma parceria estabelecida entre a Associação Cultural SuonArt e o Município de Braga, coordenada cientificamente pela convidada desta sessão.
Fonte: Município de Braga; Imagens: (0) Município de Braga, (1) SuonArt
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

26/1 a 9/11 – As Relações entre Portugal e os Estados Unidos da América – Séculos XVIII – XX (Ciclo de Conferências 2018, no Museu Bernardino Machado)

23/1 a 18/3 Braga
Serralves | ‘Corpo, Abstração e Linguagem’ inaugura ciclo expositivo 2019 do Forum Arte Braga

Fernando Gomes, Joaquim Evangelista, José Pereira e António Ribeiro Cristóvão em debate
Tertúlia | ‘O atual momento do futebol português’ reúne especialistas nacionais na Póvoa de Lanhoso

Projeto ímpar une cidades históricas
Atletismo | Estafeta da Amizade volta a ligar Braga e Guimarães
Write a Comment
Only registered users can comment.