Esposende e Vila Nova de Famalicão possuem água de Excelência

Consumo | Água portuguesa de consumo humano entre as melhores da Europa

Consumo | Água portuguesa de consumo humano entre as melhores da Europa

Pub

 

 

A água fornecida pelas entidades gestoras de abastecimento público em Portugal é segura a 98,63 por cento, segundo o relatório anual do “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, referente ao ano de 2018, publicado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

Beber água da torneira com confiança é uma realidade em Portugal continental, conforme demonstram os dados do relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” referente ao ano de 2018. De facto, este desempenho confirma a excelente qualidade da água para consumo humano em Portugal continental, colocando-nos ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental.

De entre os concelhos verificados: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Viana do Castelo, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão, merecem destaque Esposende e Vila Nova de Famalicão por ser aquele que apresenta melhores resultados – 100% – e Amares pelo exemplo contrário – 97%, ainda assim de muito boa qualidade. Os restantes concelhos assinalados ultrapassam os 98 ou 99 por cento do valor paramétrico.

O ano de 2018 foi o primeiro em que todos os resultados globais por concelho relativos a redes de distribuição apresentaram valores de água segura superiores a 95 %, com uma única exceção uma vez que o único concelho que apresenta um indicador de água segura inferior a 95 % é referente ao controle de fontanários que são origem única de água para consumo humano.

Este nível de excelência na qualidade da água em Portugal continental é sustentado por um acompanhamento rigoroso da aplicação da legislação pelos diferentes atores no processo (ERSAR, entidades gestoras, autoridades de saúde e laboratórios), traduzido na crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos.

Segundo a Ambiente Online, publicação especializada nesta área de interesse, os dados agora tornados públicos servirão de base para a seleção quantitativa das entidades gestoras que serão contempladas com os Selos de Qualidade e os Prémios de Excelência dos serviços de águas, uma iniciativa da ERSAR, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, cuja atribuição a serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas será realizada em cerimónia solene de entrega de prémios no próximo dia 10 de dezembro, no âmbito da 14.ª Expo Conferência da Água, iniciativa de entrada livre.

Esta iniciativa tem como objetivo “identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e assim contribuir para a melhoria dos setores”.

No que respeita aos “Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano”, uma das categorias em análise, foram 127 as entidades que mereceram o galardão, assim estanto junto dos seus consumidores que a água fornecida é segura e de qualidade reconhecida pela ERSAR, no ano a que reporta a análise do júri.

Fontes: ERSAR, Ambiente Online; Imagem: André Nóboa

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.