VILA NOVA

Agricultura | Horpozim celebrou 32º aniversário

Agricultura | Horpozim celebrou 32º aniversário

Pub

 

 

A Horpozim – Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim – assinalou o seu 32º aniversário no passado sábado, 28 de setembro, com um encontro e jantar na Quinta dos Limoeiros, em Laúndos, que contou com a presença de quase duas centenas de horticultores profissionais ligados à associação poveira. Entre outros, a festa contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Renovação de um desafio constante” afirma o presidente da direção, Manuel António Silva, em número especial de revista comemorativa da data.

A noite de 28 de setembro foi de festa. No jantar de aniversário, perante quase 200 associados e acompanhantes, foram reconhecidos os associados com 25 anos de sócios efetivos – Maria Miana Valentim; José Carlos Briote; Albino Dias da Silva; e dois dirigentes foram elevados à categoria de Associado Benemérito – Manuel Junqueira e Manuel Flores.

O primeiro reconhecimento da noite foi efetuado a Elisabete Pimenta, engenheira, pelo trabalho que tem desenvolvido durante os últimos anos como técnica de acompanhamento e aconselhamento a todos os associados.

Aos festejos associaram-se Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Rui Martins, Diretor Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, para além de diversas outras personalidades do mundo da política política às entidades associativas, sócios e amigos da associação aniversariante.

O autarca sublinhou que “este é um setor que necessita de reconhecimento por parte de quem tem responsabilidades ao mais alto nível. Portugal não é só o que se passa a Sul do Tejo. E é importante que os governantes não se esqueçam disso. Queremos que a horticultura seja reconhecida da mesma forma que o são outras atividades”.

O edil afirmou que a horticultura não acabaria se não existisse a Horpozim, mas seria naturalmente diferente e diferente para pior. A Associação, segundo Aires Pereira, “alivia a burocracia que este setor exige” e informa os profissionais sobre os mais variados assuntos relativos à sua atividade.

Há novos desafios pela frente. Biodiversidade, bem-estar animal, proteção ambiental: todos estes são termos que nos têm entrado porta adentro nos últimos tempos e que não podemos fazer de conta que não devemos ter estas preocupações. Não podemos fingir que esta nova realidade não existe até porque serão os próprios consumidores a exigirem todos esses cuidados”, disse o Presidente da Câmara Municipal. Acerca das alterações climáticas e do aquecimento global, Aires Pereira afirmou que a maior responsabilidade cabe à exploração agropecuária em grande escala e não aos pequenos produtores. No entanto, ressalvou que “o mundo está diferente” e, por isso, cada um de nós deve tentar fazer o melhor possível.

Fontes: Horpozim e Município da Póvoa de Varzim; Imagens: Horpozim

**

*

Caro leitor

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede e pretende dar-lhe mais e melhor Informação e Opinião, o que só conseguirá através da aquisição e contratação de serviços e jornalistas estagiários numa primeira fase.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Deixamos ainda uma última sugestão. Na qualidade de amigo da Vila Nova, programe o seu donativo mínimo de 1,00 euro por mês. Ajudará a Vila Nova a estabilizar receitas e a encarar o futuro de forma mais sorridente ainda.

Caso deseje que lhe enviemos comprovativo da entrega efetuada, indique-nos, por favor, via email ou mensagem enviada para a caixa facebook da Vila Nova os seus dados fiscais.

Obrigado

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.