Município homenageia 24 personalidades, instituições e empresas no Dia da Cidade
Raquel Rego recebe Medalha de Honra de Vila Nova de Famalicão

Pub
Vila Nova de Famalicão vai homenagear Raquel Rego com a atribuição da Medalha de Honra do Município, a primeira e única mulher em Portugal a presidir a um Tribunal de Instância Superior. A juíza desembargadora Raquel Rego é famalicense e em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães.
Raquel Rego integra uma lista de 24 individualidades e instituições propostas para receberem os vários galardões municipais, aprovada em reunião do executivo municipal esta semana.
Os galardões municipais vão ser entregues na tradicional sessão solene comemorativa do 34.º aniversário da elevação de Famalicão a cidade, que decorre como habitual no dia 9 de julho, na Casa das Artes, a partir das 17h00.
Raquel Rego, atual Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães
Raquel Rego nasceu em Famalicão em 1958. Em 1965 ingressou na atual Escola Básica Conde de São Cosme. É licenciada em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Ingressou na Magistratura Judicial em 1985, tendo exercido funções nos Tribunais Judiciais de Santo Tirso, Vila Nova de Cerveira, Esposende, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e nos Tribunais de Trabalho de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso. Em 2007, foi promovida a Juíza Desembargadora. De 2011 a 2016, exerceu funções de Vice-Presidente e em 2016 assumiu o cargo de Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães.
Prosseguir o bem comum e a identidade e desenvolvimento de Famalicão
Ao todo, o Município de Famalicão vai distinguir 24 personalidades e instituições famalicenses das mais diversas áreas, que contribuíram de forma relevante para a prossecução do bem comum e a valorização da identidade e do desenvolvimento do concelho.
Entre as categorias a distinguir com as medalhas de mérito municipal – Benemerência, Cultural, Económico, Desportivo e Autárquico –, destaque para o domínio cultural, com 11 homenageados, onde sobressai a homenagem, a título póstumo, ao autor e historiador Amadeu Gonçalves, que dedicou a sua vida ao estudo da histórica local famalicense, e ao Cineclube de Joane, pelo trabalho que desenvolve há mais de duas décadas na promoção do cinema.
Destaque ainda para o mérito municipal Autárquico atribuído a Álvaro Oliveira, Deputado Municipal desde sempre envolvido na vida política ativa e que também já foi Vereador da Câmara Municipal, e para o mérito municipal de Benemerência e para a homenagem da autarquia à Associação Dar as Mãos, que este ano celebra as bodas de prata e cujas respostas sociais implementadas muito têm contribuído para uma maior equidade social da comunidade famalicense.
As comemorações do Dia da Cidade, no dia 9 de julho, vão ainda ficar marcadas por outros dois momentos: o cantar dos parabéns e o corte do bolo da cidade, logo após a sessão solene, e o animado sarau desportivo e piquenique sénior, a partir das 10h30, no Parque de Sinçães.
DIA DA CIDADE 2019
GALARDÕES MUNICIPAIS
MÉRITO MUNICIPAL DE BENEMERÊNCIA
Dar as Mãos – Associação de Solidariedade de V. N. de Famalicão
MÉRITO MUNICIPAL CULTURAL
Agrupamento CNE 311 de Lemenhe
Agrupamento CNE 312 do Louro
Cineclube de Joane
GRECULEME Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe
Rancho Folclórico São Julião de Calendário
Amadeu Gomes Gonçalves – a título póstumo
António Joaquim Macedo Teixeira
Bruno Manuel de Oliveira Martins
Durval António Ferreira
Francisco Magina Pedro
José Handel de Oliveira
MÉRITO MUNICIPAL ECONÓMICO
Fábrica Metalúrgica da Gandra, Lda.
IZICAR Fábrica de Produtos Porcinos, Lda.
Metalúrgica Central da Trofa, Lda.
Pichelaria Mouzinho, Lda.
Pedro Joaquim Sousa Moreira Pinto
MÉRITO MUNICIPAL DESPORTIVO
Grupo Desportivo e Recreativo da Floresta (Vermoim)
Sociedade Columbófila de Delães
Davide Celestino Carvalho Figueiredo
Gonçalo Bonnet Alves
Joaquim Araújo da Costa
MÉRITO MUNICIPAL AUTÁRQUICO
Álvaro Joaquim da Costa Oliveira
MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO
Raquel Maria Carvalho Rego da Silva
Imagens: Município de Famalicão
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Fernando Martins, proprietário do Café Municipal em Vila Nova de Famalicão, onde muitos transeuntes tomam o pequeno-almoço e uma boa de notícias logo pela manhã, considera que ‘as notícias deveriam ser mais transparentes’
Consumo de informação: Um café e notícias, por favor!

Relevante Órgão de Comunicação Social famalicense surgiu em contexto ainda de alguma agitação social e política surgida após a implantação da democracia
Joaquim Lima, o primeiro diretor do VILA NOVA, conta como o jornal nasceu

U.Hub prossegue expansão em resposta à falta de alojamento para estudantes
Uma das maiores residências universitárias do país vai ser construída em Lisboa pela Gabriel Couto

‘Da serra para o mar’ homenageia e dá a conhecer os modos de utilização da lã no traje de trabalho do pescador da Póvoa de Varzim
Museu Municipal de Etnografia e História desfila Camisola Poveira

‘Partidos políticos têm papel muito relevante na discussão de soluções de cariz social, económico e territorial’, sendo que ‘entendimento autárquico com PSD será para manter’
Militância | Ricardo Mendes volta a vencer eleições para a Concelhia do CDS-PP de Vila Nova de Famalicão

Ao longo de 3 dias, conversas, visitas a exposições e workshops celebram a criatividade
‘A Arte e a Mente’ dá vida ao Dia Internacional dos Museus na Fundação Cupertino de Miranda
Comente este artigo
Only registered users can comment.