Fazer-de-conta

Ensino | Pré-escolar da Gerações ‘abre’ supermercado

Ensino | Pré-escolar da Gerações ‘abre’ supermercado

Pub

 

 

O mundo dos supermercados exerce um grande fascínio sobre as crianças que ficam encantadas com as luzes, o movimento e as coisas que têm ali à mão e que podem tocar e cheirar. Foi pensando nisto tudo que, numa das últimas iniciativas do ano letivo de 2018 – 2019 para os alunos do Ensino Pré-Primário, a Associação Gerações concretizou, em iniciativa que contou com a colaboração e o envolvimento dos pais, a “construção” de um supermercado, onde todas podem fazer as suas “compras” e desempenhar vários papéis.

 

 

Esta é uma das muitas atividades de “faz-de-conta” que a instituição organiza anualmente, sendo, neste caso concreto, um projeto facilitador para a realização, entre muitas outras descobertas, de operações matemáticas, permitindo também contatos com a escrita. É um fator de desenvolvimento da autonomia, acelera o desenvolvimento de competências linguísticas, a representação de diferentes papeis e a partilha de materiais.

No supermercado do Pré-Escolar, as crianças são os clientes, fornecedores, gestores de “stocks”, encarregados de reposição dos materiais em falta e colaboradores da loja, assumindo o seu papel como verdadeiros profissionais.

Com um projeto desta natureza, a Associação Gerações procura desenvolver também entre as crianças a ideia do trabalho em equipa, com um grande envolvimento parental, sempre necessário e sempre solicitado nas atividades da instituição.

Além de tudo o mais, o “trabalho” no supermercado ajuda as crianças a reconhecerem mais facilmente os números, a identificar também mais facilmente as letras e a formar conjuntos de uma forma expedita. O enriquecimento do vocabulário, a motricidade fina, a resolução de problemas, a capacidade de iniciativa, a tomada de decisões e a aposta na literacia emergente são mais um conjunto de objetivos subjacentes ao desenvolvimento deste projeto.

As expressões correntes nos supermercados a sério também são frequentemente verbalizadas pelas crianças, não sendo raro ouvir-se, em determinados momentos e circunstâncias e quando as situações assim o impõem que “temos saldos e promoções” e, muito importante, “temos superpreços que batem qualquer preço da concorrência”.

Neste supermercado, as crianças participam na planificação do dia a dia, “trabalham” em pares ou em pequenos grupos, entreajudam-se, levam a alegria que a atividade provoca para casa, pedem sugestões aos pais, numa interação que as torna mais positivas e também mais capazes.

Imagens: Gerações

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.