Banco Local de Voluntariado: 1500 inscritos

Voluntariado | Selo ‘Join4Change’ distingue Guimarães

Voluntariado | Selo ‘Join4Change’ distingue Guimarães

Pub

 

 

O Banco Local de Voluntariado (BLV) do Município de Guimarães foi distinguido com o Selo de Excelência de Qualidade em VoluntariadoJoin4Change, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, pelas suas boas práticas. O Município de Guimarães regista atualmente cerca de 1500 inscritos no seu Banco Local de Voluntariado.

 

 

Reconhecendo o papel basilar do voluntariado na promoção da cidadania, da democracia, da solidariedade e coesão social, o Município de Guimarães criou o Banco Local de Voluntariado de Guimarães para corresponder a todas as exigências prementes. Este pode definir-se como um conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade. Estas ações são desenvolvidas sem fins lucrativos, por entidades públicas ou privadas.

O BLV de Guimarães tem investido de forma sistemática na sensibilização, quer junto da comunidade, quer junto das organizações promotoras de voluntariado, para a necessidade da manutenção de elevados padrões de qualidade e rigor, no que diz respeito à atuação junto da comunidade, de acordo com sistemas de identificação, análise e valorização dos programas de voluntariado implementados. Desta forma, verifica-se o reconhecimento da importância da gestão do voluntariado e a sistematização das suas práticas, bem como o aumento do reconhecimento do BLV pelos seus parceiros e público-alvo, e consequente visibilidade, transparência, competitividade e credibilidade.

A prática de voluntariado é regulada pela Lei n.º 71/98, de 3 de novembro, que visa promover e garantir a todos os cidadãos a participação solidária em ações de voluntariado e definir as bases do seu enquadramento jurídico. Pode ser exercida em diversas áreas, tais como Ação Social, Ação cívica, Saúde, Educação, Ciência e Cultura, Defesa do património e do ambiente, Defesa do consumidor, Emprego e formação profissional, Reinserção profissional, Proteção civil ou Desenvolvimento da vida associativa e da economia social.

O Join4Change, Selo de Qualidade em Voluntariado, é um sistema de identificação, análise e valorização da qualidade de práticas de gestão de programas de voluntariado. Este baseia-se na atribuição de um Selo através de um quadro de classificação em três níveis – Compromisso, Prestígio e Excelência – sendo atribuído o nível de Excelência ao Município de Guimarães.

Município de Guimarães procura voluntários para Feira Afonsina

O Município de Guimarães tem aberto, até ao dia 31 de maio, o período de inscrições para o Voluntariado de apoio à Feira Afonsina, que decorrerá de 21 a 24 de junho, tendo como tema principal a vida e lendas de Egas Moniz. Os interessados podem inscrever-se através da página do Município ou presencialmente no Banco Local de Voluntariado e Palácio Vila Flor.

 

Imagens: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.