Prosseguir expansão

Sustentabilidade | ING Group financia eólica Finerge

Sustentabilidade | ING Group financia eólica Finerge

Pub

 

 

O Finerge Renewables Group Europe, uma carteira eólica portuguesa proprietária de diversos centros de produção de energia na região Norte de Portugal, nomeadamente em Viana do Castelo, Caminha, Paredes de Coura, Vieira do Minho, Celorico de Basto e Mondim de Basto, detida pela First State Investments (FSI), financiou-se junto do Banco ING, instituição financeira holandesa com forte presença na Europa, em 800 milhões de euros. O Grupo First State Investments é o segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, com uma capacidade instalada e operacional de cerca de 1GW.

 

 

Nesta operação financeira de elevado valor, o ING atuou como “Mandated Lead Arranger” e “Swap Arranger” , isto é, na cobertura de risco.

Este financiamento será aplicado na otimização da estrutura de capital a longo prazo. Com este financiamento, o Grupo Finerge obtém a flexibilidade financeira necessária para promover o crescimento orgânico e inorgânico, tanto em tecnologias alternativas renováveis, como noutros países europeus.

Eduardo Camino, CFO da Finerge, explica que “este acordo de financiamento resulta da confiança depositada pelas instituições financeiras no modelo de negócio do Grupo, que engloba um plano de expansão ambicioso, sustentado numa base de ativos renováveis de alta qualidade, assim como numa equipa de gestão, com vasta experiência no setor”.

Para lá do Banco Holandês, a Finerge conta também com o apoio de um grupo diversificado de entidades, tais como instituições financeiras e investidores institucionais, nacionais e internacionais.

Fundada em 1996, a Finerge opera na área da construção, manutenção e gestão de instalações eólicas e lidera no desenvolvimento sustentável através de diferentes instalações de produção de energia limpa. O Grupo Finerge com 508 torres eólicas instaladas em 43 parques eólicos que explora com os quais reduz a emissão de 844 toneladas de CO2.

Cotado na Bolsa de Amsterdão, Bruxelas e Nova Iorque, o ING Bank, por seu turno, tem como objetivo fornecer as ferramentas necessárias aos seus clientes para que consigam estar um passo à frente na vida e nos negócios. Presente em mais de 40 países, a instituição financeira tem na sua estratégia corporativa do ING a sustentabilidade, prova disso é a integração das ações do ING Group nos índice FTSE4Good e Dow Jones Sustainabillity (europeu e mundial), onde o Banco se encontra entre os líderes do setor bancário.

O ING tem como objetivo continuar a promover e a financiar a mudança para uma economia sustentável. Desta forma, para apoiar os seus clientes nesta transformação sustentável, o Banco disponibiliza produtos inovadores, como o sustainable improvement loan, vinculado ao comportamento e plano das empresas nesta área.

Afirmando a sua satisfação pela concretização de mais este negócio, Wafaa Ermilate, responsável do ING, assinala que este financiamento “irá contribuir para reforçar a sua liderança no setor das energias renováveis, no mercado português e europeu. Mais uma vez, o nosso conhecimento alargado do mercado e das necessidades dos nossos clientes, juntamente com os nossos produtos inovadores, permitem-nos manter a liderança no financiamento sustentável”.

 

Imagens: (0) Finerge, (1) ING

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.