Ensino | Final do Concurso Nacional de Leitura realizou-se em Braga

Ensino | Final do Concurso Nacional de Leitura realizou-se em Braga

Pub

 

 

25 de maio foi dia de festa da leitura e Braga a sua capital. Braga recebeu a grande final da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O evento, que decorreu este sábado, 25 de Maio, no Altice Forum Braga, contou com a presença de alunos de todo o país. A Escola Básica de São Lázaro, na categoria 1º ciclo, e o Colégio João Paulo II, na categoria Ensino Secundário, foram os representantes do concelho bracarense.

 

 

A iniciativa envolveu autarquias, escolas, bibliotecas, editores, alunos, professores, mediadores e individualidades conexas à leitura e à escrita, a nível local e nacional e teve como parceiros a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Direcção-Geral de Administração Escolar (DGAE).

Braga provou que tem um compromisso para com a leitura, com o querer saber ler. Hoje vivemos a festa do livro e da leitura e não poderia deixar de agradecer a todos os professores que, durante todo o ano, se esforçam para que iniciativas como esta sejam possíveis. Com a vossa ajuda vamos colocar Braga a ler ainda mais”, referiu Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de encerramento.

O Concurso Nacional de Leitura englobou quatro fases: a escolar, a municipal, a intermunicipal e a nacional.

Esta fase nacional contou com 200 alunos, 50 por cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário) que realizam uma prova escrita online de pré-selecção e um quizz. À prova de palco que se realizou hoje apresentam-se os 20 alunos apurados, para fazerem a leitura expressiva de um excerto do livro que escolheram para apresentar em palco.

No final, para cada ciclo de ensino, foram atribuídos o 1.º, 2.º e 3.º lugares e duas menções honrosas, mas convém não esquecer que “todos os leitores são vencedores”.

Classificações do 3º Ciclo

1º Lourenço Pires Miguel, ES de Santa Maria do Olival, Tomar
2º Tomás Beato Azeiteiro, EB João Roiz de Castelo Branco, Castelo Branco
3º Maria Inês Amaro, Cooperativa de Ensino “Didáxis”, Vila Nova de Famalicão
MH Marta Rosa, EB /JI 1, 2, 3 Francisco Ferreira Drumond, Angra do Heroísmo
MH Joana Gaspar Cruz Ferreira, EB/S de Santa Maria da Feira

Classificações do Ensino Secundário

1º Carolina Isabel Duarte Ramos, ES Rainha Santa Isabel, Estremoz
2º Vera Júlia Sá Araújo, ES de Barcelos
3º Margarida Aguiar, ES João Silva Correia, São João da Madeira
MH Benedita Marques Dias, ES de Seia
MH Pedro Vaz Silva, ES Alves Martins, Viseu

Na edição de 2019, inscreveram-se cerca de 2000 escolas, nacionais e estrangeiras e 3500 alunos, que leram um total de 1000 obras literárias.

 

Imagens: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.