Vila Nova de Famalicão

Apicultar | Feira da Abelha assinala Dia Mundial da Abelha em Famalicão

Apicultar | Feira da Abelha assinala Dia Mundial da Abelha em Famalicão

Pub

 

 

Uma Feira da Abelha com venda de mel e os seus derivados é uma das iniciativas mais atrativas das comemorações do Dia Mundial da Abelha, que o Município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar na próxima segunda-feira, 20 de maio, com um conjunto de atividades que se prolongam até 22 de maio.

 

 

O evento, que tem tanto de original quanto de inovador no concelho, vai decorrer na Praça D. Maria II, entre as 10h00 e as 17h00, vai contar com a presença de vários produtores locais de mel, apicultores e vendedores de plantas aromáticas.

Em paralelo, irão decorrer vários workshops e ateliers, onde se vai ensinar a utilizar o mel na culinária, mas também a construir abrigos para abelhas solitárias e onde se vai explicar como se extrai o mel das colmeias, entre outros. Ao longo do dia, mais de 250 crianças das escolas do concelho irão participar nas diversas atividades.

No auditório da Fundação Cupertino de Miranda vai-se debater o tema “As abelhas, a polinização e a nossa alimentação”, com a presença de Tiago Moreira da APICAVE (Associação de Apicultores do Cávado e do Ave). Segue-se a temática da “Importância das abelhas solitárias no ecossistema” com a presença do biólogo Vasco Cruz.

Entretanto, nos dias 20, 21 e 22 de maio estará patente nos jardins da Praça D. Maria II uma exposição de abelhas realizada pelo projeto Eco Escolas do concelho.

As comemorações do Dia Mundial da Abelha em Vila Nova de Famalicão são promovidas pelo município famalicense através do Gabinete de Sensibilização Ambiental e têm como objetivo consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em específico para a importância das abelhas.

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. A polinização das abelhas é fundamental para garantir a produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas. Por isso se compreende a necessidade de proteção a todos os diversos tipos de polinizadores existentes na natureza.

Dia Mundial da Abelha
Programa
20 de Maio – Segunda-feira

10h às 17h – Praça Dona Maria II – Feira da Abelha: Venda de mel e seus derivados; Venda de plantas

10h e 14h30 – Auditório da Fundação Cupertino de Miranda – Colóquio “As abelhas, a polinização e a nossa alimentação”

Tiago Moreira – APICAVE (Associação de Apicultores do Cávado e Ave): O mundo das abelhas e a sua importância a nível global

Vasco Cruz: “Abelhas solitárias” – Importância das abelhas solitárias no ecossistema)

11h e 15h30 – Praça Dona Maria II – Workshops, Ateliers

Ana Monteiro: Workshop de Culinária (Utilização do mel na culinária)

Vasco Cruz: Workshop de Construção de Abrigos para Abelhas Solitárias (Construção de abrigos)

Tiago Moreira: Workshop APICAVE (Extração de mel)

Gabinete de Sensibilização Ambiental: Atelier de Pintura (Decoração dos abrigos construídos)

20, 21 e 22 de maio – Exposição de Abelhas realizadas pelas Eco Escolas do Concelho, nos jardins da Praça D. Maria II

 

Imagens: (0) Município de Famalicão, (1) Alfonso Navarro, (2) APICAVE

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.