Fábrica de Histórias | Um livro… #12: ‘A árvore vermelha’ de Shaun Tan

Fábrica de Histórias | Um livro… #12: ‘A árvore vermelha’ de Shaun Tan

Pub

 

 

Olá meus amores e amoras,

 

No «Um Livro por Semana…por Clara Haddad», apresento-vos o incrível autor Shaun Tan com a fabulosa obra «A Árvore Vermelha».

Não tinha como não falar de um livro que conheci nos corredores da fantástica feira internacional do livro infantil de Bolonha, há anos atrás. Realmente estar aqui é conhecer autores fabulosos, é respirar novos ares, ver coisas belíssimas e se inspirar de uma forma única.

Faltam-me palavras para descrever «A árvore vermelha» de Shaun Tan porque é um livro que nos emudece, nos tira dos eixos e conversa diretamente com nossas inseguranças. Ao falar sobre solidão, faz com que não nos sintamos tão sozinhos. Ao falar sobre incompreensão, faz com que nos sintamos compreendidos.

Shaun Taun é desses autores icónicos que já fazem parte da história da literatura infanto-juvenil mundial. Escritor e ilustrador australiano de origem chinesa, ele explora com destreza os sentimentos e os questionamentos pelos quais todos passamos. Mesmo se aberto ao acaso, cada página é quase como um quadro que oferece magníficas interpretações.

Este livro é uma obra de arte e impressiona! Ricamente ilustrado, contém pouco texto. Sem uma narrativa particular, usa o artifício do uso das imagens e frases pontuais. As metáforas com monstros, tempestades e arco-íris não necessariamente devem ser entendidas, mas talvez absorvidas por cada um. Em um dia de sol, ou outro de chuva, a mesma imagem pode ser vista de maneira diferente.

O livro é um convite para a reflexão de cada um para a compreensão dos controversos sentimentos que nos afligem.

O autor e ilustrador vai para além dos clichés estereotipados da integração e pertença. As emoções mais profundas e os medos mais universais concretizam-se em metáforas visuais oníricas, acompanhadas ou acompanhando uma fluidez narrativa quase transcendente. O que é familiar, afinal, já não o é. Cada objeto ou criatura surgem dotados de dimensões surpreendentes. Há imagens que nunca se esquecerão, pela intensidade e estranheza, pelo detalhe e pela empatia que suscitam perante a humana vulnerabilidade da protagonista.

Um livro mágico. Único. Intemporal.

E fica um questionamento: O que é que te ajuda em dias difíceis? O que te dá esperança? O que dá sentido ao seu dia? O que é, como é a sua  árvore vermelha?

Recomendo vivamente!!!

A árvore vermelha de Shaun Taun

“Certos sentimentos, mesmo os mais corriqueiros, podem ser difíceis de compreender. No entanto, é possível superar as dificuldades expressando o que estamos sentindo. Uma menina acaba de despertar em um dia sem promessas. Entre imagens oníricas de uma cidade sombria e de seu quarto, que é um refúgio, ela consegue testemunhar o milagre da vida: um pequeno broto que, graças à luz, se transforma em uma bela árvore vermelha”.

Em Portugal o livro está publicado pela Kalandraka: 14,00€. No Brasil, a editora é a SM: R$42,00.

 

Obs: Este artigo foi previamente publicado no blogue de Clara Haddad, tendo sofrido ligeiras adequações, nomeadamente de teor gráfico, na presente edição.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do Autor

Clara Haddad

Radicada em Portugal desde 2005, Clara Haddad é artista da palavra. Escritora e narradora profissional com mais de 20 anos de experiência e com prestígio internacional. Dinamiza e coordena eventos e formações na arte de contar histórias e teatro para adultos e crianças em várias partes do mundo, sendo responsável pela formação de inúmeros contadores de histórias e grupos, sobretudo em Portugal e no Brasil. Considerada uma referência na área, foi formadora convidada no âmbito da pós- graduação e mestrado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na disciplina “Gestão e Animação de Leitura” e no Mestrado de Literatura Infantil e Juvenil organizado por El Banco de Libro da Venezuela e da Universidade Autónoma de Barcelona . Integrou por 3 anos a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões de contos terapêuticos. Em 2015, foi considerada a melhor narradora de língua portuguesa da Europa. Colabora com terapeutas e orienta Storytelling Coaching visando ajudar pessoas que desejam dominar sua postura perante uma audiência. É também diretora da Fábrica das Histórias Associação Cultural e da Escola de Narração Itinerante projeto pioneiro sediado na cidade do Porto em Portugal e membro do conselho de patronos do programa nacional «Escolas Solidárias» da Fundação EDP. Conheça mais em: www.clarahaddad.com; www.facebook.com/ClaraHaddadNarradora: www.instagram.com/um_livro_por_semana; [email protected] .

Comente este artigo

Only registered users can comment.