ITV | Santo Tirso promove residências criativas para jovens designers

ITV | Santo Tirso promove residências criativas para jovens designers

Pub

 

 

No âmbito do projeto europeu CREATEX – Herança Têxtil na Inspiração da Criatividade, o Município de Santo Tirso vai conceder três bolsas destinadas à realização de residências criativas no estrangeiro. As bolsas, no valor de dois mil euros, serão atribuídas a designers até 30 anos, que encontrem inspiração em materiais de arquivo, relacionados com o setor têxtil e do vestuário. As candidaturas devem ser feitas até 17 de maio.

 

 

O projeto CREATEX tem como objetivo a promoção do património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artística contemporânea. Desenvolvido no âmbito da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), integra territórios com forte tradição no setor, incluindo, para além do Município de Santo Tirso, o Museu do Tecido de Prato (Itália), a Academia de Belas Artes de Łódź (Polónia), o Município de Gironella (Espanha) e a Academia Nórdica de Têxteis (Suécia).

Com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos arquivos têxteis e incentivar a reinterpretação criativa do património deste setor, cada membro do projeto irá possibilitar a três jovens designers a realização de uma residência criativa e a produção de uma mini-coleção.

Até 17 de maio, designers com menos de 30 anos residentes em Portugal poderão proceder às candidaturas a estas bolsas, através da submissão do formulário de candidatura disponível na página do projeto, a produção de um vídeo de autoapresentação e o desenvolvimento de uma proposta para uma mini coleção inspirada no património têxtil dos territórios dos membros do projeto.

Os três selecionados terão a possibilidade de realizar uma residência criativa na Academia Nórdica de Têxteis, localizada na cidade de Boras, na Suécia. O programa inclui visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente, bem como a participação num ciclo de workshops.

Terão também a oportunidade de desenvolver uma mini-coleção (entre dois a cinco itens), inspirada no património têxtil. Estas mini-coleções serão objetivo de exposição internacional em diversos locais da Europa, juntamente com o respetivo catálogo, conferindo aos participantes uma importante oportunidade de visibilidade à escala continental. Os vencedores das bolsas serão anunciados no dia 28 de maio, num evento público realizado na Fábrica de Santo Thyrso.

Além de organizar 15 residências criativas nos cinco territórios parceiros, o projeto CREATEX prevê também a organização de 10 workshops para promover o uso criativo de arquivos têxteis e de moda, uma campanha de digitalização envolvendo mais de 500 objetos, a exposição internacional em vários locais das mini coleções criadas pelos 15 designers europeus envolvidos nas residências e uma conferência final.

O Createx surgiu da consciência de que a exploração do património têxtil e do know-how das áreas industriais representa um fator muito importante de competitividade e crescimento do setor da Indústria Têxtil e do Vestuário. A abordagem proposta pelas atividades do projeto concentra-se na digitalização do património têxtil conservado nos territórios parceiros, os quais compartilham uma tradição têxtil industrial e pré-industrial bem estabelecida, além de estarem equipados com estruturas museológicas dedicadas à conservação e promoção de uma herança que expressa a produção local. Posteriormente, a experimentação da utilização do património têxtil digitalizado como fonte de inspiração para a criatividade aplicada e residências criativas implicará o estabelecimento de diferentes oportunidades para experimentar a reinterpretação criativa do património têxtil europeu nos territórios parceiros, envolvendo escolas de moda, bem como empresas e jovens criativos e designers.

Parceiros Createx: Fundação Prato Textile Museum (Itália); Município de Santo Tirso (Portugal); Município de Gironella (Espanha); Academia de Belas Artes de Łódź (Polônia); Nordiska Textilakademin, Universidade de Borås (Suécia).

 

Imagens: (0) Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.