11/5 Vila Nova de Famalicão

Cinema | Ymotion regressa com novo incentivo ao cinema jovem

Cinema | Ymotion regressa com novo incentivo ao cinema jovem

Pub

 

 

 

No próximo sábado, 11 de maio, a partir das 21h30, as atrizes Soraia Chaves e Bárbara Lourenço, o argumentista Tiago R. Santos e o crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, padrinho do festival, são algumas das caras conhecidas do cinema português que vão estar na Casa da Juventude, em Vila Nova de Famalicão para o lançamento da quinta edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa organização do Pelouro da Juventude do Município de Famalicão e que tem, entre outros prémios, 2500 euros para atribuir à melhor curta-metragem a concurso.

 

A apresentação do Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que volta a distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens portugueses entre os 12 e os 35 anos, estará a cargo de uma das vozes da RFM, Joana Cruz.

Dos vários momentos previstos para a noite de apresentação do Ymotion 2019 destaque para a exibição da curta-metragem “Rafeiro”, da jovem realizadora famalicense Cátia Silva, e para uma conversa sobre cinema conduzida pelo crítico e comissário do Ymotion, Rui Pedro Tendinha, da qual participará certamente o realizador de cinema Gonçalo Galvão Telles.

Nesta noite de festa na Casa da Juventude, haverá ainda um momento musical Casa da Juventude com o trio de jazz de Clara Lacerda, ao piano, Manuel Filgueiras, na bateria, e pelo contrabaixista Pedro André.

A noite do próximo dia 11 de maio marca também a abertura do período de inscrição e submissão de filmes para esta nova edição do festival.

Refira-se que serão atribuídos os seguintes prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros; e prémios para “Melhor Elenco”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

As candidaturas decorrem até dia 6 outubro. A gala de entrega de prémios do Ymotion está agendada para o dia 9 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, em São Miguel de Seide.

Até lá, o Ymotion promove ainda um ciclo formativo, de 13 a 30 de maio, com workshops sobre realização e produção cinematográfica, direção de fotografia, guionismo e realização de cinema com smartphone e conversas com os atores Diogo Morgado e Joana de Verona.

Integram o painel de jurados da edição 2019 do YMotion o argumentista Tiago R. Santos, a atriz Soraia Chaves, o professor, ilustrador e animador digital Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, os jornalistas Tiago Fernando Alves e Vitor Moura e a realizadora e atriz Inês Sá Frias.

Como vem sucedendo em edições anteriores, a organização do Ymotion vai, este ano, fazer também uma homenagem, neste caso a uma atriz – não identificada – que tem feito furor no cinema Europeu e Americano.

De notar que desde 2015, o festival já trouxe a Famalicão nomes como Joaquim de Almeida, António Pedro Vasconcelos, Rita Blanco, Lúcia Moniz, Dalila Carmo e Joana de Verona, entre outros.

A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.

 

Imagens: Ymotion

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.