10 e 11/5 Vila Nova de Famalicão

Cinema | Closeup 3.0 apresenta última réplica reunindo vários públicos

Cinema | Closeup 3.0 apresenta última réplica reunindo vários públicos

Pub

 

 

Com o quarto episódio já no horizonte, o terceiro episódio do Closeup – Observatório de Cinema de Famalicão chega ao fim com as exibições do próximo fim-de-semana, a 10 e 11 de maio. A terceira e última réplica3.3 – deste Closeup promove, neste episódio, o cruzamento e encontro de vários públicos, através de filmes apresentados nas suas secções Fantasia Lusitana, Famílias e Histórias do Cinema, como aliás tem sido seu apanágio.

 

 

A saber, são três propostas da Casa das Artes famalicense para reunir cinéfilos por estes dias: um percurso diarístico por locais e emoções de Dídio Pestana, em Sobre Tudo ou Sobre Nada, um portal no tempo de aventura e fantasia, em Mirai, numa sessão para famílias, e o fecho das Histórias do Cinema desse extraordinário realizador que foi Kenji Mizoguchi, sobre quem o Closeup tem vindo a apontar o seu olhar desde outubro passado, com A Mulher de Quem se Fala. 

Sexta-feira, 10 de maio – 21h30 (secção Fantasia Lusitana; sessão comentada por Tânia Leão)

Sobre Tudo ou Sobre Nada de Dídio Pestana

Amor encontrado e amor perdido, famílias que começam a desaparecer e famílias ainda por construir, memórias que se tornam diluídas e coisas impossíveis de esquecer, o mar de Portugal, os lagos de Berlim, o fardo de um passado colonial compartilhado numa viagem para além da zona de conforto, novas casas, novos finais, novas vidas, demonstrações, jogos de basquetebol, solidão e amizade. Tudo de que a vida é feita, tudo o que carregamos connosco, tudo o que deixamos para trás… Sobre Tudo ou Sobre Nada regista para o futuro num formato do passado. Rodado em Super 8 entre 2010 e 2018, em Portugal, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Guiné-Bissau, Argentina, Bolívia, Peru e Chile, leva-nos numa jornada biográfica sinuosa através de algumas das memórias do realizador.  

Sábado, 11 de maio – 15h00 (sessão Famílias) 

Mirai de Mamuro Hosoda

O filme segue um menino de quatro anos que luta para lidar com a chegada de uma irmã mais nova. Um jardim misterioso no quintal da casa do menino torna-se um portal que lhe permite viajar no tempo até à altura em que a sua própria mãe era pequena e o avô um jovem. Essas aventuras repletas de fantasia permitem que a criança mude a sua forma de ver e ajudam-no a preencher o papel de irmão mais velho. Nomeado para o Óscar e Globo de Ouro na categoria de animação, uma história sobre ciúme e aceitação, com assinatura do japonês Mamoru Hosoda (“O Rapaz e o Monstro”). 

Sábado, 11 de maio – 17h30 (secção Histórias do Cinema) 

A Mulher de Quem se Fala de Kenji Mizoguchi 

Hatsuko Umabuchi é uma viúva proprietária de uma próspera e requintada casa de gueixas de Quioto. A filha, Yukiko, regressa de Tóquio, onde estudara música, depois de uma tentativa falhada de suicídio porque o noivo a deixou quando descobriu qual era a profissão da mãe. Hatsuko tem nesse momento uma ligação amorosa com um jovem médico, Matoba, responsável pela saúde das gueixas. O médico sente-se atraído por Yukiko, que inicialmente o rejeita por o associar ao negócio da mãe. No entanto, os seus sentimentos alteram-se gradualmente na ignorância de que ele é amante da mãe. Para Dario Tommasi, o tema central de “Uwasa no Onna” é “a formação de um par feminino que através da solidariedade mútua tenta resistir ou simplesmente sobreviver num mundo injusto e opressivo”. 

A programação do Closeup – Observatório de Cinema de Famalicão é assinada pela Casa das Artes de Famalicão e tem no Cineclube de Joane um dos seus principais parceiros.

Bilheteira:

Público em geral: 2 euros; Quadrilátero Cultural: 1 euro; Estudantes, séniores, associados de cineclubes: gratuito

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Mais recentes

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.