Comunidade | Casa da Memória de Guimarães abre portas para celebrar 3º aniversário

Comunidade | Casa da Memória de Guimarães abre portas para celebrar 3º aniversário

Pub

 

 

Em abril, o simbólico mês da liberdade, a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) celebra o seu 3º aniversário de portas abertas. No dia 25 de abril, durante a manhã e a tarde, com atividades em modo contínuo, a Casa da Memória oferece um programa de visitas e oficinas que estimula a descoberta, a pertença e a participação, dos bordados à expressão plástica, da olaria ao movimento, da cozinha à narração. Da parte da tarde, há ainda a estreia absoluta do espetáculo Liberdade, de Gonçalo Fonseca, e uma sessão aberta das turmas de iniciação, criação e jovens, das Oficinas do Teatro Oficina (OTO).

 

 

A casa de todos os vimaranenses está prestes a celebrar três anos de vida com um intenso programa cultural e artístico. No próximo dia 25 de abril, celebra-se para lembrar que a Casa da Memória está aberta ao mundo há três anos e prossegue o seu caminho como espaço de lembrança, de inclusão e tolerância, de conhecimento e partilha, de pluralidade e diversidade. É desta forma que a CDMG se posiciona no território a que pertence e na comunidade que serve. É assim desde a sua abertura, assim promete continuar no ano que há de vir.

Neste dia comemorativo, o público poderá participar numa série de atividades com entrada livre que promovem a experimentação, a visita, o intercâmbio e, claro, a memória. Com atividades em modo contínuo, a Casa da Memória oferece um vasto programa de visitas orientadas e oficinas de olaria, bordado de guimarães, movimento, gastronomia, autobiografia, narrativa e transferência de memórias.

Da parte da tarde, com sessões às 15h00 e às 16h30, há ainda a estreia absoluta do espetáculo Liberdade, projeto vencedor da 3ª Bolsa do Gangue de Guimarães, atribuída pelo Teatro Oficina. Com direção artística e encenação de Gonçalo Fonseca, cenografia de Ludgero Almeida e interpretação de Gisela Matos, Liberdade é um espetáculo que celebra a democracia e o 25 de Abril, a partir da iconografia revolucionária – os cartazes e os livros, os autocolantes e, claro está, os cravos. Tal como nas restantes atividades, a entrada neste espetáculo é livre e dirigida ao público de todas as idades.

Do programa de celebrações, em dia que será bem longo, constam ainda atividades com Adélia Faria, Conceição Ferreira e Isabel Oliveira (bordado), Álvaro Dinis Mendes e Liliana Duarte (gastronomia), Maria Fernanda Braga e Joy Hanford (olaria) e Marina Côrte-Real (narrativa).

O programa de celebração do 3º aniversário da Casa da Memória termina com uma sessão aberta das Oficinas do Teatro Oficina (OTO), ferramenta formativa do Teatro Oficina, dirigida a entusiastas do teatro. Durante um ano, estas oficinas, dirigidas por Nuno Preto, são um espaço de encontro e também de aprendizagem sobre esta disciplina artística. Os alunos das OTO repartem-se em três turmas: jovens (8 aos 12 anos), iniciação e criação. Na temporada 2018/19, os participantes nestas oficinas têm saído do habitual espaço de ensaio para apresentar publicamente o trabalho desenvolvido, como acontecerá, agora, na Casa da Memória. Em junho, os três grupos vão reunir-se numa criação conjunta que estreará no âmbito dos Festivais Gil Vicente.

A Casa da Memória encontra-se aberta de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita.

Programa | 3º aniversário da Casa da Memória (25 de abril)

10h00, 11h30, 14h00, 15h30 e 17h00
Visitas Orientadas

10h00, 11h30, 15h30 e 17h00
Oficina de Olaria
Histórias de Cântaros e Cantarinhas
Maria Fernanda Braga e Joy Hanford

10h00 e 11h30
Oficina de Bordado
O Fio da Conversa
Adélia Faria, Conceição Ferreira e Isabel Oliveira

10h00 e 11h30
Oficina de Movimento
Corpo Casa
Melissa Rodrigues

10h00 e 11h30
Oficina Gastronómica
Sabores de Memória
Álvaro Dinis Mendes e Liliana Duarte (Cor de Tangerina)

14h00 e 15h30
Oficina de Autobiografia
Do Vazio de uma Caixa a um Museu Portátil
João Terras

15h00 e 16h30
Espetáculo
Liberdade
Gonçalo Fonseca / Teatro Oficina

17h00
Oficina de Narrativa e Transferência
Transferência de Memórias
Maria Côrte-Real

18h00
Sessão Aberta das Oficinas do Teatro Oficina (OTO)
Nuno Preto / Teatro Oficina

Imagens: Paulo Pacheco/CDMG

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.