Vila Nova de Famalicão

Ensino | Alunos inauguram escolas Conde de S. Cosme e de Riba d’Ave no 3º período letivo

Ensino | Alunos inauguram escolas Conde de S. Cosme e de Riba d’Ave no 3º período letivo

Pub

 

 

Numa altura em que o Município de Famalicão quase conclui um ciclo de renovação do seu parque escolar, o terceiro período letivo 2018-2019 vai começar em festa nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico de Conde S. Cosme, na cidade, e de Riba de Ave, em Vila Nova de Famalicão. Cerca de 400 alunos vão inaugurar as “novas” escolas depois de obras profundas de reabilitação e ampliação.

 

 

Os portões da Escola Conde S. Cosme, também conhecida como Sede n.º 1 devido à sua antiga designação pela localização, na cidade, mesmo ao lado do edifício dos Paços do Concelho, vão abrir-se logo a seguir à Páscoa e dar a conhecer uma escola totalmente remodelada e modernizada. Com um investimento superior a 800 mil euros, a intervenção implicou a ampliação do edifício, com construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Foram ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.

Em Riba de Ave, por sua vez, as obras implicaram um investimento superior a 500 mil euros e para além da reabilitação total do edifício, a ampliação implicou a criação de mais duas salas de aula, passando o seu número para oito. Foi ainda construída uma sala de apoio, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Os arranjos exteriores contemplaram também um espaço desportivo com relva sintética. Os dois projetos foram cofinanciados pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As escolas receberam já a visita dos alunos que se mostraram muito entusiasmados com os edifícios e salas de aula, mas principalmente com os espaços exteriores e desportivos.

Paulo Cunha salienta vantagens da requalificação

Ambos os edifícios fazem parte do plano centenário, isto é do conjunto de escolas construídas durante o regime salazarista. “Com estas obras, estamos a manter viva a história da educação em Portugal, reabilitando os edifícios, criando escolas amplas, modernas e de grande qualidade que privilegiam a entrada de luz natural e com grandes espaços de recreio. São edifícios com todas as condições educativas para que o ensino cumpra as suas funções”, afirmou a esse propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

“Com estas duas escolas reabilitadas, o Parque Escolar de Vila Nova de Famalicão dá um enorme salto em termos de qualidade e excelência de condições”, acrescentou o autarca, adiantando que a câmara municipal está já a preparar um conjunto de intervenções em outras escolas do concelho.

Em causa, estão as obras de ampliação e requalificação das Escolas Básicas de Arnoso Santa Eulália, Avidos e Mões, esta última com uma intervenção profunda. Serão ainda reabilitadas as escolas de Vilarinho das Cambas e da Estalagem, em Vermoim.

Entretanto “outras obras poderão surgir, porque a qualidade do parque escolar é sempre um trabalho inacabado. Há sempre melhoramentos a fazer e intervenções necessárias”, salientou Paulo Cunha.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.