Braga mostra sabores antes da Páscoa

Braga mostra sabores antes da Páscoa

Pub

 

 

A partir de hoje e até domingo, Braga volta a promover o melhor da gastronomia e doçaria local, com a XI edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos. Com 29 restaurantes aderentes e 2 estabelecimentos de hotelaria, a iniciativa promete uma viagem pelos sabores da Região, onde o Bacalhau à Braga e o Pudim Abade de Priscos se assumem como “expoentes máximos” de uma gastronomia única e que cativa cada vez mais turistas e apreciadores da boa mesa.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com 78 autarquias da região Norte, este evento pretende dar a conhecer o que de melhor se faz em termos gastronómicos nos diversos territórios, aliando a essa oferta um programa cultural. Em Braga, esta iniciativa decorre em vésperas do arranque da Semana Santa, numa altura em que a cidade vive um dos momentos mais altos em termos turísticos, aproveitando, assim, a ocasião, para fazer as delícias de quem se quer perder na descoberta da gastronomia bracarense.

Valorização do património gastronómico de Braga

“Esta é uma iniciativa de valorização de todo o nosso património gastronómico num fim-de-semana que antecede a programação da Semana Santa de Braga o que desde logo é sinónimo de muita procura turística. Trata-se de um evento que vai ao encontro da estratégia definida pelo Município em apostar claramente na promoção e valorização do turismo gastronómico”, referiu Altino Bessa, vereador do Município de Braga, durante a apresentação dos Fins-de-Semana Gastronómicos, que decorreu esta Quinta-feira, 11 de Abril, no Posto de Turismo de Braga.

Cada restaurante aderente elabora uma ementa com vários pratos típicos que aliam o vinho verde e os serviços de alojamento associam-se com descontos nos dias 12, 13 e 14 de Abril.

Altino Bessa deixou uma palavra de elogio aos profissionais do sector que “têm sabido corresponder, acompanhar e melhorar o seu serviço e não deixaram de acreditar e investir de forma a potenciar os seus negócios”, enalteceu o Vereador, acrescentando que essa aposta tem sido “fundamental para economia local e para a criação de emprego”.

gastronomia - património gastronómico - restauração - restaurantes - turismo - património cultural - visitar - braga - altino bessa - município de braga

Esta é uma iniciativa que Marco Sousa, delegado da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, classificou como “um dos maiores projectos da Entidade Regional”. Segundo o responsável, os Fins-de-Semana Gastronómicos têm tido um “enorme sucesso o número de aderentes a crescer de ano para ano”.

A Gastronomia (bracarense) é um tesouro

“A gastronomia é um tesouro que precisa de ser trabalhado. Este é um projeto de combate à sazonalidade que se inicia em novembro e prolonga-se até ao início de junho, percorrendo diversos territórios da Região Norte. Com isto estamos a qualificar a oferta gastronómica como um produto estratégico, permitindo que os Municípios possam potenciar os seus pratos de referência”, explicou Marco Sousa, enaltecendo o trabalho do Município de Braga que nos últimos anos “tem sido um exemplo na promoção da gastronomia local, onde não faltam bons restaurantes e bons produtos que merecem a continuidade desta aposta por parte da autarquia”.

Esta edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos contam com a adesão de 78 municípios, 1200 restaurantes e mais de 200 receitas para provar. O evento envolve ainda 500 empreendimentos turísticos, 300 quintas, adegas e espaços de enoturismo, 52 produtos qualificados e cinco denominações de origem de vinhos.

Cada município dispõe de um fim-de-semana para pôr em cima da mesa os seus pratos mais emblemáticos, acompanhado de uma sobremesa e dos vinhos de cada região. Os empreendimentos turísticos oferecem descontos de pelo menos 10% nas pernoitas de sexta-feira e sábado e os restaurantes são incentivados a oferecer “um copo de vinho de boas vindas” aos clientes que optem pelo prato dos Fins-de-Semana Gastronómicos.

A Entidade Regional disponibiliza uma brochura bastante apelativa alusiva ao evento, que serve de roteiro gastronómico e turístico. Nela constam também cerca de 200 receitas referentes aos pratos apresentados pelos municípios aderentes. A brochura está disponível para download em: Fins-de-semana Gastronómicos – XI Edição.

gastronomia - património gastronómico - restauração - restaurantes - turismo - património cultural - visitar - braga - altino bessa - município de braga - doçaria tradicional -

Imagens: (0) Restaurante Ignácio, (1, 2) MBRG

Braga Resolve. App(licação) simples e funcional aproxima munícipes de município

Donativos a VILA NOVA Online

‘Paladário’, de Liliana Duarte, apresenta sabores da memória no Cor de Tangerina em Guimarães

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Spielberg. Em busca do tempo perdido

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.