Teatro | Fértil Cultural celebra aniversário com teatro e música

Teatro | Fértil Cultural celebra aniversário com teatro e música

Pub

 

 

No próximo 26 de abril, a Fértil Cultural celebra nove anos de existência. Para celebrar esta data, a associação programou dois dias de espetáculos na Casa da Pedreira, espaço onde desenvolve as suas criações, na freguesia de Gondifelos, em Vila Nova de Famalicão.

 

 

A celebração tem início no dia anterior, 25 de Abril, pelas 16h30, com o espetáculo “Histórias com Música Lá Dentro” do Som do Algodão, espetáculo esse que apresenta ‘histórias e canções para gente que gosta de sonhar’ e que cruza o teatro, a música e a exploração sonora com a palavra. Trata-de um momento bem especial destinado ao público mais pequeno com o intuito de também divertir as suas famílias.

O Som do Algodão junta histórias e música, palavra e exploração sonora. Corpos e rimas. Gente grande e pequena para gestos que não têm idade. São trabalhadas as palavras, misturados sons, música, intervenciona-se com o corpo. O Som de Algodão usa e abusa dos livros, dos poemas. Transforma as palavras, lava-as e coloca-as a todas no estendal. Para serem vistas, para ganharem novas formas e texturas. Assim, como se fossem peças para usar. Porque as palavras são para isso mesmo. E para abusar, de preferência.

As palavras utilizadas pel’ O Som de Algodão são colocadas na boca não para declamar, mas para agitar. O palato, os outros, todas as certezas e instalar dúvidas. E as palavras são o ponto de partida, para construções sonoras e para a exploração performativa, usando a sonoplastia e o jogo teatral. Há histórias e canções à solta. Quer ouvi-las e senti-las na companhia do seu filho? Pois bem! O Som do Algodão leva-os a viajar entre contos sem idade, lendas encantadas e poesias desenfreadas. Histórias com música lá dentro que despertam sensações e a memória afetiva.

Já no dia seguinte, 26 de abril, dia de aniversário, pelas 21h30, acontece um Concerto Improvisado. A Fértil Cultural cede o palco a todos quantos lá queiram entrar e partilhar os seus dotes artísticos. No palco haverá instrumentos musicais disponíveis e a ideia é fazer acontecer uma verdadeira comemoração coletiva em que os convidados podem fazer parte do espectáculo com o apoio da equipa artística da Fértil.

Para que a festa seja mesmo de comemoração haverá champanhe e bolo à disposição dos presentes.

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.