Fruir | Barcelos instala ancoradouros no Rio Cávado

Fruir | Barcelos instala ancoradouros no Rio Cávado

Pub

 

 

O Município de Barcelos pretende colocar 6 infraestruturas de apoio – ancoradouros – à fruição do rio pela população em geral. Nesse sentido, apresentou, no passado dia 28 de março, uma candidatura a um financiamento através do fundo comunitário denominado “Ações de Qualificação de Produtos Turísticos e Estratégicos do Minho – Turismo Natureza / Náutico – Qualificação das experiências da Natureza do Minho – Ancoradouros no Rio Cávado“, no âmbito do programa PROVERE.

 

 

A candidatura destina-se a comparticipar no financiamento do projeto de instalação de seis ancoradouros ao longo das margens do Rio Cávado e dentro da área geográfica do concelho de Barcelos. O projeto de execução está elaborado, aguardando-se agora o resultado da candidatura para avançar com a sua instalação, mas tudo indica que em breve será dada aprovação.

Os ancoradouros são infraestruturas de apoio à prática de canoagem, à pesca e lazer e ficarão situados nos seguintes locais: Mariz, Medros (Barcelinhos), Quinta do Brigadeiro (Vila Frescainha S. Martinho), Frente Ribeirinha de Barcelos, Areias de Vilar e Barragem da Penide (Areias de São Vicente).

A proposta para a instalação de ancoradouros (cais flutuantes) de acesso ao Rio Cávado tem como princípio potencializar os locais, devolvendo uma área de lazer a todos os cidadãos e ser um motor de promoção do desenvolvimento, de revitalização e de criação de novas dinâmicas ao longo das margens.

Pretende-se criar uma estrutura de base e apoio às atividades de desporto de rio constituído por um cais de embarque, com a construção de equipamentos flutuantes em sistema modular, com revestimento a deck de madeira, adequado a instalações em clubes e autarquias que precisam de um cais ligeiro para pequenas embarcações em locais abrigados, integrando-se no meio envolvente.

Estas estruturas pretendem contribuir para melhorar as condições do Rio Cávado e a qualidade da água, devolvendo à população um espaço ímpar para a prática de atividades desportivas aquáticas (canoagem) e de lazer (pesca). A utilização destas novas estruturas pode ser realizada nos diferentes âmbitos: desporto escolar, competição (clube), férias desportivas, lazer e prática alargada à população em geral.

O Município de Barcelos teve necessidade de estabelecer parcerias poder instalar alguns destes ancoradouros. Assim, o ancoradouro previsto para Areias de S. Vicente localiza-se no parque de lazer junto à Barragem de Penide e é propriedade da Freguesia de Areias de S. Vicente; já o Ancoradouro de Barcelinhos localiza-se no Parque de Lazer da Foz dos Ameais (Medros), declarado como domínio público da Freguesia de Barcelinhos. Para que a Câmara Municipal possa intervir nestes espaços, foi aprovada, na reunião do executivo municipal de 5 de abril, um contrato de comodato com a Freguesia de Areias S. Vicente e uma cedência de utilização com a Freguesia de Barcelinhos.

Esta fase de instalação de ancoradouros ao longo do Rio Cávado poderá ter continuidade em fases seguintes, dependendo do financiamento dos projetos, quer através de fundos comunitários, quer através das autarquias.

Imagens: (0) Município de Barcelos, (1) João Sousa

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é um projeto de intervenção cidadã que pretende desenvolver

Conhece os valores que partilhamos consigo e que desejamos aprofundar

 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede. Só o conseguiremos fazer com capacidade financeira.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo.

MBWay: 919983484

Multibanco ou Netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.