Determinantes na classificação patrimonial foram o ‘valor estético, técnico e material da igreja e do convento e a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística’

Convento e Igreja da Franqueira classificados monumentos de interesse público

Convento e Igreja da Franqueira classificados monumentos de interesse público

Pub

 

 

O Convento e a Igreja da Franqueira, nas freguesias de Pereira e Gilmonde, em Barcelos, foram classificados como monumento de interesse público. Para o efeito, a Secretaria de Estado da Cultura publicou, em Diário da República, a Portaria n.º 152/2019, de 19 de fevereiro.

A portaria refere que o Convento e a Igreja da Franqueira, apesar das obras de restauro e de adaptação registadas nas últimas décadas, o espaço conventual conservam ainda “grande valor histórico e arquitetónico, constituindo um bom testemunho da evolução da Ordem Franciscana” em Portugal. Construído no século XVI, o atual edifício foi ampliado e reformulado entre 1678 e 1708, tendo sido restaurado na segunda metade do século XX e, mais tarde, adaptado a turismo de habitação. “A envolvente do conjunto edificado, de grande valor paisagístico, conserva ainda diversas estruturas setecentistas do antigo cenóbio, incluindo a imponente fonte alusiva ao Senhora da Fonte da Vida, diversos traçados e percursos processionais e as sete capelas dos Passos”, sublinha ainda aquela portaria.

Franqueira, fator de qualificação do território de Barcelos

O conjunto do Convento e Igreja da Franqueira, a par da Ermida de Nossa Senhora da Franqueira e dos vestígios do antigo Castelo de Faria, erguidos nas imediações, é um evidente fator de qualificação do território” do concelho de Barcelos.

São destacados, igualmente, o valor estético, técnico e material do Convento e da Igreja e a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística. Na antiga igreja conventual, “destaca-se o nártex caraterístico dos templos fransciscanos, aberto por arcos redondos e encimados por nichos com esculturas de vulto representando São Francisco e Santo António. O programa barroco do interior denuncia uma campanha decorativa unitária, hoje amputada do retábulo-mor original”.

Em face do cumprimento dos requisitos legais, “são classificados como monumento de interesse público, a Igreja e o Convento da Franqueira, no lugar do Senhor da Fonte da Vida, freguesias de Pereira e Gilmonde, concelho de Barcelos, distrito de Braga”, conclui a referida portaria.

franqueira - igreja - convento - monumento - interesse público - barcelos - gilmonde - pereira - arquitectura - paisagem - território - barcelos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: DR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Cultura, Local

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.