Guimarães

Ensino | Alunos de Guimarães preparam 4º Eco-Parlamento

Ensino | Alunos de Guimarães preparam 4º Eco-Parlamento

Pub

 

 

 

Oito Agrupamentos de Escolas de Guimarães participam na 4ª edição do Eco Parlamento, uma das atividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem.

 

 

Ao longo de três sessões parlamentares, 32 alunos dos quatro ciclos de ensino dos agrupamentos inscritos, divididos em equipas de quatro, vão identificar desafios ambientais em Guimarães, procurar soluções sustentadas, selecionando para isso um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e debater perante os restantes alunos e um júri. Nesta 4ª edição a iniciativa conta também com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) na disponibilização de material promocional.

O Eco Parlamento tem como objetivo continuar a garantir que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, além da participação e cidadania e divide-se em três sessões parlamentares: a apresentação do desafio ambiental, a estruturação metodológica da solução ambiental e a votação final dos projetos, numa sessão que terá lugar no auditório nobre da Universidade do Minho.
Nesta altura decorrem visitas técnicas de preparação e apresentação do projeto no espaço escolar, coordenadas pelo investigador em Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Martins.

Em 2019 participam no Eco Parlamento os Agrupamentos de Escolas de Abação com um projeto no âmbito do ODS 15 – Vida sobre a Terra, Professor Abel Salazar, ODS 14 – Vida debaixo da água, Arqueólogo Mário Cardoso, ODS 1 – Erradicação da Pobreza, Fernando Távora, ODS 12 – Produção e Consumo responsável, Santos Simões, ODS 12 – Produção e Consumo responsável, Vale de São Torcato, ODS 7 – Energias renováveis, Virgínia Moura no âmbito do ODS 12 – Produção e Consumo responsável e Escolas D. Afonso Henriques, ODS 3 – Saúde de Qualidade.

Relembre-se que em 2017, o Eco Parlamento foi umas das cinco selecionadas para a segunda fase do “Prémio Boas Práticas de Participação”, promovido pela Rede de Autarquias Participativas.

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.

MB Way: 919983484

Multibanco ou netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.