Vila Nova de Famalicão

Infraestruturas | Centro de Atletismo e BTT de Famalicão pronto em meados de 2020

Infraestruturas | Centro de Atletismo e BTT de Famalicão pronto em meados de 2020

 

 

 

O final do ano trouxe boas notícias para o desporto em Vila Nova de Famalicão, com o primeiro contacto dos atletas famalicenses com o futuro Centro de Atletismo, que está a nascer em terrenos municipais no lugar do Talvai, em Gavião, na zona norte da cidade.

 

 

Antes do Natal, as associações do concelho com a modalidade de atletismo e vários atletas acompanharam o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e o vereador do Desporto, Mário Passos, numa visita ao local, onde constataram a aproximação da conclusão da primeira fase das obras. Aquando da visita à futura infraestrutura, Mário Passos referiu que esta fase acabou por tornar-se bastante mais demorada do que o previsto em virtude “da complexidade técnica para que as  condições geológicas do terreno remeteram”.

Neste momento, contudo, já é possível antever a forma e a localização precisa da pista de atletismo através dos muros de suporte construídos. O equipamento está a ser construída em estreita colaboração com as associações locais e com a Federação Nacional de Atletismo e, de acordo com os responsáveis, será “uma das melhores do país”.

Com um investimento municipal que deverá se aproximar dos 2 milhões de euros, a infraestrutura será construída em duas fases, encontrando-se a conclusão da obra prevista para meados de 2020.

A infraestrutura desportiva é composta por pista de atletismo e edifícios de apoio aos atletas e público, respeitando as exigências técnicas emanadas pelo Instituto Nacional do Desporto. Está, por essa razão, preparada para competições nacionais e internacionais, obedecendo aos requisitos de ordem técnica prevista no Regulamento da FIAA – Federação Internacional de Atletismo Amador. A Pista de Atletismo é constituída por oito corredores em piso sintético, um campo interior em prado para a prática das diversas disciplinas do atletismo e uma área adjacente para lançamento de martelo, disco e pesos. Todas as modalidades poderão ser praticadas em horários noturnos pois desde logo conta com a instalação de 4 torres de iluminação. As duas bancadas, uma coberta e outra descoberta, foram dimensionadas para serem capazes de instalar 750 e 350 espetadores respetivamente. O edifício de apoio à pista será constituído por dois pisos.

Do projeto global faz ainda parte a instalação de um Centro de BTT, com um edifício de apoio de um piso e uma área de manutenção de bicicletas com equipamento adequado e localizado numa zona coberta. Na praceta que serve de receção ao centro de BTT está localizada uma pista de Pump Track que servirá de apoio à formação e iniciação do BTT, bem como ao aperfeiçoamento da técnica.

Paulo Cunha realça mais uma vez a importância desta infraestrutura para a “democratização desportiva no concelho e para o fomento do desporto profissional em Famalicão”, em modalidades desportivas nas quais o Concelho tem já dado cartas quer no país quer internacionalmente. Por outro lado, com esta infraestrutura o Município famalicense “consegue reabilitar uma zona até agora desocupada, o que dará mais amplitude à cidade”.

 

Fonte: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

 

Pub

Categorias: Desporto, Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.