Haja Paz! | Póvoa de Varzim assinalou Dia Mundial da Paz

Haja Paz! | Póvoa de Varzim assinalou Dia Mundial da Paz

Pub

 

 

 

Peace is in our hands – we can do it! / A Paz está nas nossas mãos – podemos consegui-la!

Kofi Anan

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

Sophia

No início de cada ano, ainda no primeiro dia de janeiro, logo após os tradicionais festejos de Ano Novo a Póvoa de Varzim assinala o Dia Mundial da Paz com um Encontro pela Paz. Em 1 de janeiro de 2019, pelas 16h00, ocorreu a vigésima edição deste simbólico evento.

 

 

A tarde solarenga estava convidativa ao desafio do evento. Assim, centenas de pessoas associaram-se, no Cais da Póvoa de Varzim – neste dia intitulado Cais da Paz – para lançar flores brancas ao mar, como símbolo de paz, de esperança e de mudança. Para além dos organizadores e dos muitos populares, também estiveram presentes, o vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e o impulsionador do Encontro pela Paz, Mário Ferraz.

Esta iniciativa, inserida nas comemorações do 20º Encontro pela Paz, este ano com um programa particularmente dirigido para as crianças e jovens e suas famílias, culminou não só com o lançamento das flores ao mar, mas também com um minuto de silêncio, uma largada de pombos e um momento musical pelo professor Paulo Veiga e a Classe de Trompete da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A 12 de janeiro, pelas 21h30, acontecerá no Diana Bar será o encerramento da Exposição “Terra – Criadora da vida que precisa de amor e paz” e serão relembrados alguns momentos do Encontro pela Paz, com a projeção de um filme. Nessa altura, serão ainda entregues os diplomas e certificados de agradecimento. Para terminar, os Pequenos Cantores de Amorim e Laundos, o maestro Pedro Costa e piano de Ricardo Luís Campos, Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha” e a Corpore Dance Company vão atuar e animar mais uma noite em que se relembra a Paz.

Este ano, o tema do Encontro pela Paz é “Terra – Criadora da vida que precisa de amor e paz”. Mário Ferraz referiria, a esse propósito, tratar-se de “uma espécie de síntese, algo em que estamos todos inseridos, a Terra. Vamos abordar o nosso planeta de uma outra forma, propomos uma outra perspetiva, uma visão compassiva dirigida à emoção e à razão, baseada na vida simples, genuína e nos valores éticos, sustentados pelo amor e pela paz”.

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.