Integrando salas de aulas, áreas administrativas e auditórios, o novo estabelecimento de ensino preserva vários elementos históricos do edifício da antiga Cegonheira
Campus de Ensino Profissional e Artístico da Artave apoiado pelo Município de Famalicão

Pub
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai apoiar em quase dois milhões de euros a construção de um Campus de Ensino Profissional e Artístico do concelho que vai nascer no coração da zona escolar de Famalicão, nas instalações da antiga fábrica de metalomecânica Cegonheira.
A obra, que totaliza um investimento na ordem dos 6 milhões e 500 mil euros, será executada pela ARTEMAVE – Associação de Promoção das Artes e Música do Vale do Ave, entidade proprietária da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, e pelo INFORARTIS – Instituto de Formação Artística do Vale do Ave, entidade proprietária do CCM – Centro de Cultura Musical.
Na prática, a atribuição deste subsídio, aprovado na última reunião do executivo municipal, no passado dia 20 de dezembro, prevê a transferência da verba que atualmente o município despende com o aluguer das atuais instalações da escola, na Rua Adriano Pinto Basto, para o novo equipamento, onde vai nascer, entre outras valências, as novas instalações escolares da ARTAVE/CCM.
Por isso, a verba aprovada vai materializar-se em tranches mensais de 8 mil euros, ao longo de 232 meses, e terá efeito a partir do momento em que a ARTAVE e o CCM passarem a ocupar as novas instalações, o que significa que a autarquia vai garantir um novo equipamento educativo e cultural de excelência e com uma instituição de ensino de referência internacional associada, sem pagar mais por isso.
No fundo, explica o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “aquilo que a autarquia está a fazer é a aprovar a continuidade do apoio financeiro que atualmente já damos a esta escola profissional e artística do concelho, mas a redirecioná-lo agora exclusivamente para a construção das suas novas instalações”.
O protocolo prevê ainda a cedência do espaço da antiga Cegonheira, adquirido pela autarquia, em regime de direito de superfície, à ARTEMAVE e ao INFORARTIS pelo período de 50 anos.
Com este processo, diz Paulo Cunha, “ganha a Artave, que passa a ter condições de excelência para continuar a consolidar o seu projeto educativo, mas ganha também todo o concelho que passa a ter um novo espaço cultural, um novo auditório e uma zona nobre da cidade reabilitada“.
Refira-se ainda que o executivo municipal aprovou também a celebração de um protocolo de parceria entre o Município e as duas entidades com vista à criação de um polo da incubadora Famalicão Made IN nas futuras instalações do Campus do Ensino Profissional e Artístico.
Apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento e concretização de ideias e projetos de negócio na área das indústrias criativas ligadas à música e artes é o principal objetivo deste futuro polo de incubação e coworking.
Composto por salas de aula, zonas administrativas e zonas de auditórios, o novo Campus do Ensino Profissional e Artístico abre-se à cidade com um espaço de receção amplo e acessível que preserva vários elementos históricos do edifício da antiga Cegonheira relacionando-se com as pessoas e habitantes de Famalicão.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MVNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Iniciativa vai beneficiar de um apoio de mais de 700 mil euros para a sua dinamização
Rota Camilo cada vez mais de interesse turístico-cultural

Escolas garantem acolhimento e apoio aos descendentes de trabalhadores dos serviços essenciais
Braga assegura refeições aos alunos durante suspensão da atividade letiva

Magazine de informação financeira Forbes destaca capital do Minho – uma das melhores cidades para viver, investir e trabalhar – entre 20 cidades para americanos viverem no estrangeiro
Braga ‘no pódio das cidades europeias com melhor qualidade de vida’

Grato aos portugueses, Primeiro-Ministro destaca papel dos profissionais de saúde no combate ao brutal impacto da pandemia na sociedade portuguesa
António Costa confia num ‘futuro com esperança’

Cynthia e Mauricio Rondelli concedem entrevista com exclusividade
Facilitadores de consciência ministram curso de Barras de Access® em São Paulo
Comente este artigo
Only registered users can comment.