Barcelos

Saúde | Marta Temido inaugura primeiro equipamento TAC do Hospital de Santa Maria Maior – Barcelos

Saúde | Marta Temido inaugura primeiro equipamento TAC do Hospital de Santa Maria Maior – Barcelos

 

 

 

“O senhor Eduardo, de 97 anos, não teve que se ausentar do hospital para ir fazer um TAC ou sequer de ser transferido”, assim anunciou publicamente, a semana passada, o Hospital de Santa Maria Maior a sua satisfação pelo suprimento de uma necessidade básica do Hospital e das populações que serve. “Foi um dia muito especial para o Hospital [e vimos] finalmente um sonho concretizado”.

 

 

O Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, viu finalmente inaugurado o seu primeiro equipamento de tomografia axial computorizada (TAC), após um investimento de cerca de 400 mil euros em equipamento e obras de instalação.

A unidade hospitalar pública passa a estar em rede com centros de saúde da região Norte, permitindo a desmaterialização do processo, do pedido ao envio das imagens e relatórios dos exames.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Marta Temido, Ministra da Saúde, e ainda com a presença do assessor do Presidente da República para a área da Saúde, Mário Pinto, da Vice-Presidente da Câmara de Esposende, Alexandra Röeger, e do Presidente da  Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinho.

Relativamente à construção do novo hospital público, a Ministra da Saúde referiu na ocasião que “o projeto está devidamente fundamentado, há mais de dez anos, mas ainda não fez todo o caminho necessário”. Por isso, assinalou ser preciso, “antes de mais, voltar a estudar o que temos em cima da mesa. O programa funcional já foi traçado há alguns anos e precisa de ser revisitado, porque na Saúde as coisas mudam muito depressa. Com esse trabalho devidamente realizado, e numa calendarização que teremos ainda que estudar e que seja compatível com os meios que o país tem e que pode ir buscar aos fundos estruturais, esperamos ser possível pôr no terreno o novo hospital”, concluiu.

Joaquim Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria Maior, congratulou-se pelo facto de, a partir de agora, os utentes não terem que sair daquela unidade hospitalar para a realização de uma TAC e agradeceu a todas as entidades e pessoas envolvidas no desbloqueamneto de todo este processo.

 

Fontes: SNS e Hospital de Santa Maria Maior – Barcelos

Imagens: Hospital de santa Maria Maior – Barcelos

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é uma publicação gratuita para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.