‘Cidade Europeia do Desporto 2018 deixa legado inestimável para o futuro dos bracarenses’

‘Cidade Europeia do Desporto 2018 deixa legado inestimável para o futuro dos bracarenses’

Pub

 

 

Com orgulho, satisfação e sentimento de dever cumprido, foi desta forma que Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu oficialmente a distinção de melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018. O título foi entregue pelo presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli, numa cerimónia que decorreu esta terça-feira, 4 de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Braga está a fechar o ano desportivo 2018, ano vivido com intensidade e repleto de eventos desportivos das mais diversas modalidades. Segundo Ricardo Rio, a CED 2018 terá grandes repercussões no futuro do concelho e dos bracarenses.

“A CED 2018 deixa um legado inestimável para Braga e para os bracarenses. Fomos internacionalmente reconhecidos pelo trabalho que estamos a desenvolver numa área crucial para a qualidade de vida dos cidadãos, o que nos deixa extremamente orgulhosos”, referiu o autarca, adiantando que o “objetivo é que o esforço desenvolvido durante este ano tenha continuidade e seja um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população”.

Até ao momento foram promovidos 574 eventos desportivos de 74 modalidades, estiveram envolvidos 110 mil participantes e cerca de 300 mil espectadores. Ainda hoje Braga assinalou o Dia Paralímpico Municipal em que mais de 700 pessoas, na sua maioria jovens, conheceram e experimentaram as sete modalidades adaptadas disponíveis na cidade: Andebol em Cadeira de Rodas, Atletismo, Boccia, Goalball, Judo, Ténis de Mesa e Voleibol Sentado. Foram estes dados que contribuíram decisivamente para que Braga se destacasse das restantes 20 cidades que durante este ano ostentaram o título de Cidade Europeia do Desporto.

braga - cidade europeia do desporto - 2018

Como explicou Ricardo Rio, a atribuição do título de melhor Cidade Europeia do Desporto, “é o reconhecimento de Braga como um exemplo europeu a seguir na promoção do Desporto e no desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, com benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação”.

Sameiro Araújo, ex-atleta e vereadora do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Braga, também marcou presença nesta cerimónia e manifestou, também, a vontade que este título tenha repercussões no quotidiano dos bracarenses ao longo dos tempos. “A qualidade e alcance dos eventos, a promoção da prática desportiva para todos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, foram alguns dos aspetos que contribuíram para que Braga fosse vencedora durante o processo de seleção”, referiu.

“Durante este ano, houve um aumento substancial da população a praticar Desporto. Acredito que este título seja mais um estímulo para que muitos mais bracarenses incluam a prática desportiva no seu quotidiano”, concluiu Sameiro Araújo, adiantando que “o Município vai continuar a imprimir uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”.

braga - 2018 - cidade europeia do desporto - ricardo rio - nuno santos - josé manuel fernandes

Imagens: Município de Braga

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é uma publicação gratuita para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Categorias: Braga, Desporto

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.