8 a 10/11 Portugal

Ambiente | Projeto Rios efetua limpeza de cursos de água

Ambiente | Projeto Rios efetua limpeza de cursos de água

 

 

 

Amanhã, 8 de novembro, e até dia 10 do corrente mês, um pouco por todo o país, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), através do seu Projeto Rios (PR), está a promover a «Campanha Rios em Movimento».

 

 

Esta iniciativa conta com o apoio do Fundo Ambiental, enquadrado no aviso ”Educação Ambiental + Sustentável: Repensar Rios e Ribeiras”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020.

A campanha «Rios em Movimento» tem como desígnio promover a cidadania ativa, bem como as boas práticas ambientais através de ações de limpeza de um troço de Rio ou ribeira. Estas ações decorrerão, em simultâneo, em vários pontos do país. Para o efeito, os grupos de monitorização do Projeto Rios irão desenvolver ações de limpeza nos seus troços de rio e/ou ribeiras, recolhendo, quantificando e catalogando os diferentes resíduos encontrados ao longo do percurso.

O coordenador Nacional do Projeto Rios, Nuno Pinto, realça como principal objetivo da campanha «o alerta da comunidade para a importância da ação de cada um de nós, no que à valorização e conservação dos nossos rios e ribeiras diz respeito». Os resíduos recolhidos serão utilizados numa residência de artistas para a criação de uma instalação artística que estará exposta na cidade de Aveiro.

O transporte dos resíduos (da área de atuação de cada grupo até Aveiro) deverá ser feito em coordenação com as Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais ou Associações Locais.

Recorde-se que ainda no passado dia 31 de outubro, antes do feriado, em parceria com o Projeto Rios, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I efetuou uma limpeza do rio Pelhe, com ponto de encontro junto ao rio, no lugar de Moutados, na freguesia de Gavião, concelho de Vila Nova de Famalicão.

 

Fonte: ASPEA

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.