7-21-28/6 | Barcelos

ZOOM | O resto é paisagem (norte-americana)

ZOOM | O resto é paisagem (norte-americana)

 

No ZOOM – Cineclube de Barcelos, o mês de junho propõe aos cinéfilos um novo ciclo cinematográfico: O Resto é Paisagem (Norte-Americana). Esta proposta pressupõe uma análise a uma série de filmes sobre as questões que, no cinema, vão para além da narrativa. São eles “Badlands” / “Noivos Sangrentos” (1973), de Terrence Malick; “The Sunchaser” / “Espírito do Sol” (1996), de Michael Cimino; “My Own Private Idaho” / “A Caminho de Idaho” (1991), de Gus Van Sant. “The Straight Story” / “Uma História Simples” (1999), de David Lynch, que encerrará o ciclo em exibição, será projetado em data a definir durante o mês de julho.

Do South Dakota para o Montana, passando pelo Wyoming; da Califórnia para o Colorado, cruzando o Arizona e o Novo México; do estado de Washington para o Oregon e Idaho ou do Iowa para o Wisconsin, todos estes filmes se socorrem do elemento paisagem para nos envolver no imaginário visual da terra dos sonhos.

A ZOOM pretende com esta programação, este mês da responsabilidade de Nuno Bessa, estimular a reflexão sobre a perspetiva autoral do método de captura da paisagem. Tal como noutras artes, cada autor tem uma relação forte na forma como perceciona, regista e integra este elemento na sua obra. Neste ciclo em particular, procura-se diversificar a amostra, misturando filmes aparentemente desconexos, mas que encontram na imagem de fundo o seu elemento relacional. De facto, na análise a estas quatro obras, identifica-se um permanente recurso à noção de viagem (um pouco ao estilo road movie, seja ela num American Muscle Car, de moto ou de trator corta-relvas), como fórmula principal para a descrição dos elementos que compõe a paisagem envolvente. Para além disso, estas viagens não representam apenas um percurso exterior pautado pela fauna, flora, cor e movimento: elas descortinam um processo interior que está associado às ideias de fuga, por um lado, e de procura, por outro.

“Kit knew the end was coming.

He wondered if they’d pronounce him dead…

… or if he’d read what the papers

would say from the other side.

He dreaded being shot down alone

without a girl to scream his name.

Then for an instant the sight of the

mountains at dawn got his hopes up.”

“Kit – God, what a sight!

Tell me this:

What’s a little Texas girl like you

think of that sight?”

………………………………. in Badlands (1973)

VN Online | ZOOM junho - O resto é paisagem (norte-americana)

7/6: Badlands (1973), de Terrence Malick – trailer

21/6: The Sunchaser (1996), de Michael Cimino – trailer

28/6: My Own Private Idaho” (1991), de Gus Van Sant – trailer

 

 

Entrada: Grátis para os associados do Zoom – Cineclube de Barcelos; 3,50 euros para o público em geral.

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.