Raias Poéticas, 7ª ed – 2018 | As Sensações e as Emoções na Arquitectura, de Pedro Araújo Napoleão. Lançamento do livro será efetuado na sessão de abertura das Raias 2018

Raias Poéticas, 7ª ed – 2018 | As Sensações e as Emoções na Arquitectura, de Pedro Araújo Napoleão. Lançamento do livro será efetuado na sessão de abertura das Raias 2018

O arquiteto famalicense Pedro Araújo Napoleão irá fazer as honras de abertura da edição 2018 das Raias Poéticas. Nessa altura, o seu livro «As Sensações e as Emoções na Arquitectura», editado pela CentroAtlântico, será dado a conhecer ao público. As Raias Poéticas, evento literário com curadoria de Luís Serguilha, iniciam a sua 7ª edição no próximo dia 23 de Maio (quarta-feira), pelas 18h30, na Casa das Artes  de Vila Nova de Famalicão.

.

.

A apresentação de As Sensações e as Emoções na Arquitectura, de Pedro Araújo Napoleão, será realizada pelo Professor José Antonio Franco Taboada, professor emérito da Universidade da Corunha, integrante do Grupo de Investigação em Representação Arquitetónica do Património. Também estarão presentes no evento o Bastonário da Ordem dos Arquitetos, José Luís Pedreirinho, e o Presidente do Município de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, também estará presente nesta sessão inaugural de um evento literário que é já tradição na cidade.

O autor do livro, Pedro Araújo Napoleão, no seu resumo de introdução à tese de doutoramento que serviu de base ao presente livro, refere que “as sensações e as emoções na Arquitectura” apontam para a existência de um “fenómeno entre o meio e o sujeito, a sua expressão e sua forma de comunicação” que acabaria por “determinar o aparecimento dos movimentos arquitetónicos”. Na prática, segundo o autor, tais movimentos, acabam por representar “uma espécie de desdobramentos que aconteceram ao longo do processo criativo, enquanto expressão ideológica onde se formaram valores éticos e estéticos.”

Pedro Araújo Napoleão assinala ainda, no mesmo documento, que ali se realiza uma aproximação “às ciências do foro neuropsicofisiológico, num momento em que estão acontecer grandes avanços do conhecimento do homem e novas preocupações relativamente à descompensação do nosso hemisfério cerebral emocional”, na altura uma ideia central da sua investigação.

Entretanto Pedro Araújo Napoleão continuou a aprofundar o trabalho anteriormente desenvolvido. Assim, o livro As Sensações e as Emoções na Arquitectura, “convida-nos a viajar pelo mundo da Emoção, da Razão e da Sensação ao longo da História humana. E fá-lo sem criar qualquer tipo de cisão entre estes mundos nem encerrar o discurso com qualquer tipo de formulação, antes propondo integrar estas facetas a todos níveis, visando um estado de arte que estimule a sua compreensão e que a torne mais abrangente e pluridisciplinar.”

A propósito do livro, o Professor José Taboada declarou à página Fotografia Portugal, que este livro se encontra “alicerçado num exaustivo trabalho de documentação e investigação, o qual resultou numa obra original e pessoal” que nos “convida a viajar mentalmente pelos textos-chave da arquitetura”, bem como pelos locais descritos por Pedro Araújo Napoleão.

.

VN ONLINE | Pedro Araújo NapoleãoPedro Araújo Napoleão nasceu em Vila Nova de Famalicão, em 1972. É licenciado em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Mais tarde, diplomar-se-ia em Estudos Avançados em Expressão Gráfica Arquitetónica pela Universidade da Corunha, universidade onde realizou a sua tese de doutoramento e que serviria de base para a conceção deste livro. Exerce a sua atividade profissional na Panatelier – Pedro Araújo & Napoleão, Lda, desde 1997, e tem projetos implantados um pouco por todo o país. Anteriormente exerceu atividade profissional como Director Técnico num grupo ligado ao setor da construção civil em Paris. No âmbito do Pós-doutoramento, integra hoje em dia o grupo de investigação em Representação Arquitetónica da Universidade da Corunha.

.

A editora Centro Atlântico indica, em press release,  que o livro será publicado numa edição cartonada com 260 páginas e mais de 350 imagens, transportando o leitor pelas mais diversas variantes construtivas que o homem foi produzindo e adaptando ao longo da sua História. “A pensar no mundo e nas pessoas, [o livro As Sensações e as Emoções na Arquitectura] sugere uma abordagem arquitetónica que integra o conhecimento das ciências humanas e biológicas, assegurada por todos os princípios de sustentabilidade, em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.”

.

As Sensações e as Emoções na Arquitectura, de Pedro Araújo Napoleão – teaser

.

.VN Online | Raias Poéticas - 7ª ed - 2018 .. Lançamento do livro de Pedro Araújo Napoleão As Sensações e as Emoções na Arquitectura - convite

.

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos de preenchimento obrigatório*