Jornadas de Computação Científica: Os emergentes Serviços digitais e de Computação científica em debate
Pub
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) realiza mais uma edição anual das Jornadas de Computação Científica. Este ano o evento decorre de 11 a 13 de abril, no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. A organização é da responsabilidade ECTS – Unidade de Computação Cientifica Nacional, responsável pela gestão e operação da rede académica nacional. Entre outros, estarão presentes no evento o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.
.
.
As Jornadas de Computação Científica, organizadas no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030, são o ponto de encontro anual das diversas comunidades de utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela FCT.
As Jornadas de Computação Científica visam reunir investigadores, professores, técnicos e outros utilizadores das diversas tecnologias digitais e sistemas de suporte disponibilizados pela FCT. Ao longo de três dias, o objetivo é criar espaços para a partilha de conhecimento e promover a discussão sobre as possibilidades emergentes dos serviços digitais e de computação científica.
No âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030, a FCT garante a modernização contínua e sistemática dos serviços de apoio à computação científica em Portugal.
Os serviços disponibilizados incluem a Rede Nacional para a Computação Avançada (e a sua ligação à Europa e ao Mundo), os repositórios de acesso aberto (RCAAP), a biblioteca online do conhecimento científico (b-on), a infraestrutura para ensino à distância (NAU), os serviços de gestão de informação, os serviços de identidade digital, as infraestruturas de comunicação digitais (RCTS), as ferramentas de colaboração digital (Colibri, Estúdio, etc.), a preservação digital (Arquivo.pt), segurança na rede, entre outros. Todos serão discutidos ao longo dos três dias das Jornadas, sob a forma de apresentações, sessões plenárias, reuniões de trabalho e workshops.
As Jornadas de Computação Cientifica 2018 contam com a participação de diversos patrocinadores e parcerias, entre os quais várias empresas de relevo na indústria das tecnologias de informação. Conta também com o indispensável préstimo do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, como coorganizador.
.
A unidade FCCN da FCT gere desde o início da década de 90 a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta rede liga hoje à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado, Instituições de I&D. A infraestrutura da FCCN é baseada em fibra ótica própria que começou a ser instalada em 2004 e já liga cerca de 80% das Universidades e Politécnicos nacionais.
.
.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.