27/3 | Fértil assinala o Dia Mundial do Teatro com Primavera

27/3 | Fértil assinala o Dia Mundial do Teatro com Primavera

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março próximo, a Fértil – Associação Cultural, de Gondifelos, leva à cena a peça “Primavera”, com texto e encenação de Rui Alves Leitão e interpretação de Neusa Fangueiro.

.

.

O Dia Mundial do Teatro é assinalado a 27 de março de cada ano. Assim, por todo o mundo, neste dia realizam-se múltiplos espetáculos desta arte cénica cuja frequência é habitualmente gratuita ou com bilhetes mais baratos que o habitual.

O objetivo da data é promover a arte do teatro junto do público. A data é aproveitada para recordar alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro.

O teatro é uma arte milenar e atua também como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem tem usado o teatro como forma de expressão. Jaime Gralheiro, dramaturgo, na sua mensagem a propósito deste dia deixada na página da Associação Portuguesa de Escritores, refere que a força do Teatro reside “na capacidade de, através do jogo cénico, transformar as palavras em gente viva e as coisas noutras coisas, tudo ali feito à vista do espetador, de tal forma que, muitas vezes, as coisas e pessoa inventadas [têm] mais força que as coisas e pessoas invocadas.”

Existem diversos géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

.

Primavera, de Rui Alves Leitão

A peça não será estreada nesta data. Trata-se de uma produção representada pela primeira vez em 21 de março de 2013. Apesar de poder não ser surpresa para alguns, a peça terá a vantagem adicional de estar profundamente apreendida.

Primavera será apresentada às 21h30, na Casa da Pedreira, Rua do Barroco, n.º 196, em Gondifelos.

Considera a Associação Cultural que esta data é um “dia de grande celebração”, mas também “de reflexão sobre a importância ou pertinência do Teatro na história da humanidade e na atualidade.”

No final do espetáculo, a Fértil sugere a realização de uma conversa aberta com o público.

Vila Nova Online | Fértil apresenta Primavera no Dia Mundial do Teatro

 

Sinopse

“No Inverno a noite chega muito cedo, tão cedo que nem dá para fazer nada. Não é que eu faça muito. Cansa-me este escuro do Inverno. Acordámos, está escuro, ainda não recolhemos e já está escuro outra vez.”

Mas a seguir ao Inverno vem sempre a Primavera. Sempre foi assim e há-de continuar a ser. A Primavera é tempo de recomeço. Mas recomeçar o quê quando estamos velhos e isolados?

Primavera fala-nos da última velha de uma aldeia serrana. Com ela já só vivem as histórias do passado. Muitas são as lembranças de uma vida que outrora teve e que agora transporta consigo. A aldeia, essa fica vazia e nada há de contar.

Ficha artística

Texto e encenação: Rui Alves Leitão

Interpretação: Neusa Fangueiro

Direcção de atores: Etelvino Vázquez

Cenografia e figurinos: Teresė Dedūraitė

Apoio à cenografia: Rodrigo Viterbo

Máscara: Neusa Fangueiro

Cartaz: Sandra Neves

Costureira: Carmo Alves

Desenho de luz: Paulo Neto

Fotografia e vídeo: Rui Alves Leitão

Produção executiva: Rui Alves Leitão

Agradecimentos: ACERT

Co-produção: Fértil / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

.

Rui Alves Leitão é Licenciado em Antropologia. Defendeu a monografia “Antropologia Teatral – Um Estudo Antropológico Sobre a Arte de Representar”

Possui um já vasto currículo e experiência na área do teatro. Desenvolveu, ao longo dos anos, atividade com o Teatro do Montemuro, Comédias do Minho, Teatro de Marionetas do Porto, balleteatro, Teatro e Marionetas de Mandrágora, Nuvem Voadora, Circulo Portuense de Ópera, Orquestra do Norte e Varazim Teatro.

Neusa Fangueiro, por seu turno, é Licenciada em Interpretação do Balleteatro e possui ainda o curso de Teatro de Formas Animadas.

.

Rui Alves Leitão e Neusa Fangueiro são co-diretores artísticos da Fértil. Contudo cada um dos quais desempenha diferentes funções. Rui Alves Leitão é co-fundador da Associação, o que aconteceu em 2010, e tem aí desenvolvido trabalho como encenador, músico, sonoplasta e produtor. Neusa Fangueiro, por seu lado, participa nas suas apresentações como atriz, dramaturga e criadora.

.

Ligações:

Fértil – Associação Cultural

.

Vila Nova Online | Fértil apresenta Primavera no Dia Mundial do Teatro

.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.