Barcelos | Património candidato às 7 Maravilhas à Mesa

Barcelos | Património candidato às 7 Maravilhas à Mesa

O Município de Barcelos formalizou a candidatura ao Concurso das 7 Maravilhas [de Portugal], edição de 2018, desta feita intitulado “7 Maravilhas à Mesa”, propondo a concurso o melhor do património gastronómico, do vinho e do turismo do concelho.

.

.

Barcelos é terra em que sempre se comeu; e bem. Quanto mais não fosse, basta lembrar o nome Bagoeira, conhecido de norte a sul do país, ainda Barcelos não era cidade. Mas não faltam por aí outros tantos restaurantes, conhecidos pelos sabores da sua cozinha tradicional, como é o caso do Pedra Furada, da Casa dos Arcos ou do Restaurante-bar do Xano (antigo Porta Nova), para só citar alguns dos mais antigos e bem estabelecidos entre barcelenses, e não só. Hoje em dia, diferentes territórios de sabor encontram também o seu lugar no Turismo Lounge, Babette ou, ainda nos sabores mais tradicionais, no Terraço dos Petiscos.

O galo assado à moda de Barcelos, um roteiro de experiências únicas relacionado com a olaria e a riqueza do património material e imaterial, com destaque para a Feira Semanal, são os alicerces desta candidatura apresentada pelo Município, tendo como pano de fundo a recente integração da Rede das Cidades Criativas da UNESCO.

Vila Nova Online | 7 Maravilhas à Mesa - barcelos candidata Galo AssadoO programa “7 Maravilhas à Mesa” tem o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Promove, desde 2007, os grandes valores da identidade nacional, realizando iniciativas de valorização do património histórico, natural, gastronómico, as praias e as aldeias de Portugal.

Em anteriores edições o concurso “7 Maravilhas”, destinado a promover valores positivos da identidade nacional, ocorrido pela primeira vez em 2007, passou já por diversas temáticas: maravilhas (património arquitetónico), maravilhas de origem portuguesa no mundo, maravilhas naturais, maravilhas da gastronomia, praias e aldeias de Portugal.

O tema escolhido para este ano foi “7 Maravilhas à Mesa”, que inclui gastronomia, vinhos e azeites e roteiros turísticos. Tendo em conta as enormes potencialidades de Barcelos nestes domínios, o Município efetuou esta candidatura com o objetivo de promover os seus melhores produtos e ver reconhecida a riqueza do seu património.

Na categoria de Gastronomia, no património carne e caça, o Município sugere o famoso Galo Assado à Moda de Barcelos, na sequência das 10 edições já anteriormente realizadas em que o mesmo esteve à mesa em concurso de âmbito local, especialidade esta que remete para a famosa lenda do Galo.

Na categoria de Vinhos e Azeites, Barcelos concorre nos vinhos brancos e tintos, como exemplares produzidos em quintas do concelho das castas Loureiro / Alvarinho e Vinhão, respetivamente.

Na categoria de roteiros, a candidatura do Município apresenta propostas em quatro domínios: Património Histórico, Cultural e Natural (Torre Medieval), Museus (Museu de Olaria), Eventos de Afirmação Local (Feira Semanal) e Experiências Únicas (modelação em barro e pintura de cerâmica).

À semelhança das edições anteriores, um painel de especialistas avaliará as candidaturas de forma a elaborar uma lista de 49 pré-finalistas, sete de cada região, que posteriormente serão votadas pelo público.

Vila Nova Online | Barcelos a 7 Maravilhas à MesaOutras ligações: TripAdvisor – Restaurantes em Barcelos

.

Imagens: António Pinto Coelho

.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.