20/2 | O papel da religião nas Relações Internacionais (Café-debate n’ A Brasileira)

20/2 | O papel da religião nas Relações Internacionais (Café-debate n’ A Brasileira)

Na próxima terça-feira, dia 20, pelas 21h00, n’ A Brasileira, em Braga, irá ocorrer um café-debate sobre a relevância da religião nas Relações Internacionais. Promovido pelo CECRI – Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho. Segundo João Rocha, pretende promover a reflexão e o diálogo sobre esta pouco debatida questão levando a sociedade civil a interagir com o mundo e as práticas académicas de modo a formar, e informar, as pessoas que não lidam habitualmente com estes assuntos.

.

.

Neste café-debate, estarão presentes 3 pensadores de referência nesta área:

Jorge Tavares, Professor convidado de Ciência Política e Relações Internacionais na Escola de Economia e Gestão na Universidade do Minho, centra os seus interesses de investigação no domínio dos estudos chineses, segurança, defesa, política e economia internacional, em particular desenvolvendo os seus estudos com base nas religiões e o seu papel. Realiza investigação no Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) da Universidade do Porto e é autor de múltiplos artigos em capítulos de livros, revistas científicas, jornais e dicionários sobre a realidade política, económica e social chinesa.

Manuel Rosa Gama, Professor Catedrático no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, é docente de Cultura Portuguesa, Comunicação Intercultural, Antropologia Filosófica, Fenomenologia e Filosofia da Religião do Instituto de Letras, debruça-se habitualmente sobre as questões da religião, no que estas se relacionam com a filosofia e a reflexão, nomeadamente em áreas como a História da Filosofia e Cultura Portuguesas, a Antropologia Filosófica, a Fenomenologia e a Filosofia da Religião.

Paulo Mendes Pinto, director da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde também dirige o Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos, para além de autor ou coordenador de cerca de três dezenas de livros no campo do estudo do Fenómeno Religioso, bem como de mais de uma centena de artigos em revistas especializadas, é habitual colaborador do Público e outros órgãos de comunicação social. Desenvolve investigação sobre História das Religiões Antigas (mitologia e literaturas comparadas), Historiografia e Teoria da História, e Diálogo entre as Religiões, Convívio e Cidadania e tem vindo a dedicar parte dos seus trabalhos a questões relacionadas com a relação entre o Estado e as religiões.

Assim, estarão, se não em confronto, pelo menos em presença e diálogo, três diferentes abordagens ou pontos de vista, o que pressupõe também métodos, percursos e diferenciados contextos sobre a matéria da religião nas Relações Internacionais.


Vila NOva - Famalicão ONline | Agenda: CECRI: Café-debate O papel da religião nas Relações InternacionaisO CECRI é o primeiro núcleo de estudantes da Universidade do Minho, bem como do país, na área das Relações Internacionais. Este núcleo organiza com regularidade os mais diversos colóquios, de forma informal, abertos à comunidade em geral. Sempre sobre diferentes temáticas, o último debateu o Brexit.

Para além disso, o CECRI promove ainda, em maio de cada ano – no corrente ano será nos dias 8 e 9 -, um encontro internacional, desta feita na própria universidade e destinado aos alunos de Mestrado e à restante comunidade académica, mas também aberto ao público em geral. Estes colóquios internacionais vão já na sua 39ª edição e apresentam diversos painéis em que oradores internacionais, alguns deles de referência, apresentam as suas ideias e as discutem em aberto com o público presente.

O CECRI publica ainda a revista ZOOM, espaço em que docentes e alunos compartilham ideias e perspetivas sobre temas da atualidade internacional.

.
O evento tem início pelas 21h00 e uma duração prevista aproximada de uma hora. 

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

 

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.