Pub
27 e 28 de janeiro são dias de festa em Gavião. Às portas da cidade, o Bairro de S. Vicente, como não podia deixar de ser, retoma a sua tradição festiva em honra do seu santo padroeiro.
.
.
Depois de um interregno de um ano – em 2017 apenas se realizou a cerimónia religiosa -, as Festas em Honra de S. Vicente, que se venera na sua capela do Bairro S. Vicente, em Gavião, retomam este ano o ritmo normal, levadas a efeito pela respetiva Comissão de Festas. Como é habitual nestes casos, a Comissão é composta por gavienses, quer do Bairro S. Vicente quer de outros lugares da freguesia.
A Comissão de Festas salienta que esta é a “única festividade de cariz religioso, com a sua componente profana, que se realiza na paróquia de Gavião”. Para concretizar a mesma, a Comissão de Festas promoveu diversas iniciativas na freguesia, de modo a angariar as verbas necessárias, tais como um “peditório, distribuição de cartões com prémios a sortear pela lotaria, venda de rifas para o sorteio de um touro e ainda angariação de patrocínios junto de empresas de Gavião e de freguesias vizinhas.
Do programa de 2017, que não difere em muito do que tem vindo a ser apresentado em anos anteriores, constam, no dia 27, a arruada de Zés P’reiras, pelas ruas de Gavião e do centro e baixa da cidade, desse modo também promovendo as festas e angariando fundos. Haverá música gravada, durante o dia, seguindo-se o habitual arraial noturno, certamente com bailarico para os mais escorreitos na dança, este ano abrilhantado pelo “Grupo CiKlone”. No final da noite, pelas 24 horas, os foguetes subirão aos céus lançando no ar a costumada sessão de fogo de artifício.
Por seu turno, no domingo, dia 28, ao início da manhã, as festas serão anunciadas por uma salva de morteiros. De seguida, pelas 10h30, terá lugar a tradicional Procissão Solene em honra de S. Vicente. A procissão integra cavaleiros a trote, fanfarra dos escuteiros de Gavião, andores dos santos venerados na capela, com guarda de honra, anjinhos e figuras alegóricas. Nesta tomarão parte as autoridades locais e municipais, bem como as associações, coletividades e instituições da freguesia. Durante a tarde, terá lugar o tradicional Leilão de Prendas a favor das Festas, abrilhantado pelos cantares ao desafio de Domingos Soalheira e Adília de Arouca. As Festas em Honra de S. Vicente terminam com o sorteio de um touro.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Conferência online em Dia Mundial da Visão
Saúde | Universidade do Minho divulga necessidade de cuidados com os olhos ao longo da vida

17 a 25/11 Guimarães
RRR | Semana Europeia da Prevenção de Resíduos vivida em Guimarães com workshops para famílias e empresas

Assinalando o Dia Internacional da Língua Materna, companhia de Barcelos formaliza parceria para clube de teatro e avança com festival LÍNGUA
Teatro de Balugas e UNESCO colaboram na Salvaguarda de Línguas Minoritárias

Município prepara plano de contingência para garantir a observância das medidas impostas pela DGS
Comércio | Famalicão reabre feira a 3 de junho

Cinquenta anos depois da sua morte, Vila Nova de Famalicão recorda a ação do ilustre pensador português
António Sérgio evocado no Museu Bernardino Machado
Comente este artigo
Only registered users can comment.