Paula Peixoto Dourado lança ‘O M(in)istério do Desenvolvimento do Território do Vale do Ave’

Pub
Paula Peixoto Dourado apresenta o seu livro “O M(in)istério do Desenvolvimento do Território – Sobre a construção social e política do Vale do Ave entre 1985-2013”, na próxima quinta-feira, dia 18, pelas 17h00, na Casa do Território.
Na sessão de lançamento do livro, em que a autora dará a conhecer as suas reflexões sobre o essencial da sua investigação e experiência de trabalho. Espera-se a presença de investigadores e estudiosos do tema, bem como dos cidadãos interessados por estes assuntos, e todos os que, por um motivo ou por outro, se queiram associar.
Segundo as palavras da autora, “o M(in)istério do Desenvolvimento do Território trata as correntes teóricas do desenvolvimento e sua interrelação com as políticas públicas.” Pretende assim constituir-se como um “contributo para a teoria do campo político e do espaço institucional do desenvolvimento.”
A análise, realizada a partir de pressupostos teóricos estabelecidos ao longo dos últimos cinquenta anos, pretende deixar claro que “o desenvolvimento é um fenómeno complexo, estrutural e multidimensional, encontrando-se na interseção da sociedade, da economia e da política.”
Uma vez que este necessita ser contextualizado no plano histórico e local, Paula Peixoto Dourado selecionou o território onde exerce a sua atividade profissional como objeto de estudo, o Vale do Ave, tomando por referência a Portugal, ao longo de um período que se situa entre os anos de 1985 e 2013. Assim, “à luz da sociologia política e da sociologia do desenvolvimento”, analisou neste trabalho que ora vem a público, “a emergência do território do Vale do Ave enquanto unidade territorial de ação política, por relação com as políticas especiais e seus efeitos, com a ação da administração central e com a atividade institucional que se foi gerando e recompondo, procurando apresentar a prática do desenvolvimento enquanto fenómeno socioeconómico, essencialmente determinado pela política.”
Em “O M(in)istério do Desenvolvimento do Território”, a autora conclui considerando existir “inconsistência institucional ao nível regional”, pelo que não tem sido possível “estruturar-se um campo do desenvolvimento no território, deixando-nos antever o descentramento do regional para o local, unidade política e socialmente mais estabilizada e que goza de uma identidade territorial.”.
Paula Peixoto Dourado nasceu em 1971, em Vila Nova de Famalicão, onde reside. Paula Peixoto Dourado é Doutorada em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Pós-graduada em Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos em Parceria, pela Universidade Católica Portuguesa, embora tenha iniciado o seu percurso académico em Relações Internacionais, em Braga, na Universidade do Minho.
Paula Peixoto Dourado possui mais de 20 anos de experiência em processos de desenvolvimento regional e conhecimento em matéria de instrumentos de ação política e respetivos impactos sociais e económicos, bem como conhecimento teórico e prático sobre o modo de funcionamento das instituições. Toda a sua atividade profissional, como Socióloga, tem sido desenvolvida no domínio do desenvolvimento regional e das políticas públicas, da capacitação do território, das organizações e das pessoas, em particular na ADRAVE. Ao aliar o conhecimento teórico e a ação prática, pretende contribuir para processos significativos de transformação social.
No âmbito da sua intervenção cidadã, Paula Peixoto Dourada é autarca, exercendo atualmente o cargo de deputada municipal.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.