Cinco Cidades Criativas da Unesco vão estar representadas na edição deste ano da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. O certame, que assinala o seu quadragésimo aniversário, realiza-se de 28 de julho a 6 de agosto no Parque da Cidade. Covilhã e Caldas da Rainha (Portugal), Manises (Espanha), Fabriano (Itália) e Porto Novo (Benim) são as cinco Cidades Criativas da Unesco que se juntam à Cidade de Barcelos, nesta Mostra que se afirma cada vez mais como das mais relevantes do setor que se realizam no nosso país.
Artesanato, animação, gastronomia e música
A exemplo de anos anteriores, a Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta a reunir em Barcelos o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. São mais de cem artesãos e de 130 stands que no emblemático Parque da Cidade permitem o contacto direto o trabalho ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis, Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa. No local, está instalada uma Praça de Alimentação à sombra de um frondoso arvoredo, onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho ao vivo
Com o a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias de uma das mostras de Artesanato mais emblemáticas do país que desta feita reúne outras Cidades Criativas da Unesco serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá Workshops criativos de diversas áreas das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
Mostra de Barcelos homenageia artesãos do Concelho
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.
Imagens: MBCL