Gostaria de cozinhar como Juan Mari Arzak, o basco de San Sebastian considerado um dos melhores chefs do mundo com 3 estrelas Michelin? Pois bem, se está a pensar abrir um novo restaurante, ou se o seu atual estabelecimento de restauração está a precisar de um update ou refresh, como se costuma dizer hoje em dia, talvez seja este o momento certo para definir que equipamento(s) vai escolher. Dentre todos, o forno industrial será, sem dúvida, o mais importante pois nele reside o coração da cozinha de qualquer instituição ou negócio deste setor de atividade.
Prazer dos Chefs, e dos comensais, passa por uma boa cozinha
Uma decoração ou um ambiente peculiar são parte integrante da imagem de marca de qualquer bom restaurante que se preze. No entanto, ao contrário da sala de jantar sempre causa a também muito importante primeira impressão a quem chega pela primeira vez a um estabelecimento de restauração, a cozinha é o espaço mais importante de qualquer restaurante, seja ela de maior ou menor dimensão e ainda que com frequência não esteja visível para o público. Afinal, é nela que o chefe cozinheiro passa horas e horas a preparar e confecionar os alimentos servidos aos comensais. E como estes são cada vez mais exigentes nos dias de hoje!…
Satisfação do cliente é garantia da longa vida de um restaurante
É na cozinha que o verdadeiro chef dá asas à criatividade. Para o fazer, necessita de ajudantes e equipamentos industriais que lhe permitam cozinhar, e se necessário preservar, com um toque de excelência e necessariamente pessoal, as delicadas iguarias saídas da sua imaginação, e da sua mão. Afinal, o melhor da vida passa cada vez mais pelos prazeres de uma boa mesa. Esta permite manter um restaurante vivo e presente ao longo de gerações, levando os clientes a regressarem uma e outra vez com o intuito de voltarem a degustar as suas especialidades preferidas, bem como os pratos mais recentes saídos da criação de um chef de eleição. Lembre-se: um cliente satisfeito significa a recomendação a dezenas de outros potenciais gastrónomos. E você vai querer que familiares, amigos e amigos dos amigos dos seus clientes visitem e revisitem a sua casa.
Para lá dos fornos industriais, abatedores e embaladoras garantem resultados de cocção
Exigem-se, por isso, aos grandes chefs e cozinheiros da atualidade, para lá da busca pela autenticidade, criatividade e cultura gastronómicas, o recurso a equipamentos e acessórios versáteis que permitam estabelecer a textura e os aromas e sabores perfeitos só possíveis atingindo os pontos ideais de cozedura e consistência dos alimentos. Para lá dos fornos industriais, cujo desempenho é chave na obtenção de resultados de cocção graças a uma gestão eficaz do respetivo microclima no seu interior mediante o controlo de uma temperatura e saturação de vapor precisas e que se destaca por ser muito superior quando comparado aos fornos domésticos pela sua precisão e capacidade, o recurso a outros equipamentos, como os abatedores de temperatura e a embaladoras a vácuo industrial afirmam-se também como imprescindíveis na cozinha de modo a garantir, para se comer sempre bem, a preservação com higiene, qualidade e segurança de todas as características a um produto gastronómico de excelência.
Indispensável fiabilidade e inovação dos equipamentos industriais
Por último, na planificação do seu novo ou potencialmente renovado restaurante é importante também ter em atenção a indispensável fiabilidade dos equipamentos escolhidos. Afinal, o objetivo passa por servir um grande número de pessoas e ser capaz de funcionar por um longo período de tempo, sem falhas e sempre com resultados de excelência. Um erro de funcionamento, ainda que pontual, poder gerar inesperadas dificuldades a profissionais e gestores assim comprometendo o normal funcionamento de um estabelecimento de restauração com todos os prejuízos que uma situação dessas pode acarretar.
Fique, por isso, atento aos novos desenvolvimentos nesse pequeno mundo que é o dos equipamentos e acessórios para restauração. Afinal, nele tudo é feito à medida das necessidades dos chefs, inclusive a construção dos indispensáveis fornos industriais sem os quais é impossível o funcionamento de qualquer restaurante. Mais, e caso ainda não saiba, hoje em dia alguns destes fornos vêm incorporados com algumas receitas pré-programadas às quais se podem adicionar as próprias receitas de cada chef, funcionalidade que é uma mais-valia quando se pretende que todos os pratos saídos de uma cozinha sejam exatamente iguais. Acrescente-se ainda que os fãs da tecnologia podem até ligar os seus equipamentos de trabalho ao telemóvel, tal qual qualquer outro profissional o que poderá eventualmente simplificar a sua vida.
Imagens: Fagor