smartphones - technology - telemóveis - tecnologia - smart cities - cidades - projetar as cidades - pensar as cidades - forum - vila nova de famalicão - presente - futuro - iotech - inovação -

IOTech propõe pensar as cidades inteligentes em Famalicão

 

 

Cruzar as necessidades das cidades para um futuro “inteligente” com as soluções inovadoras que empresas, organizações, universidades e centros de I&D estão a desenvolver é o objetivo do Fórum “Pensar as Cidades”, que decorre a 16 de junho, no auditório da CESPU, em Vila Nova de Famalicão. O evento é organizado pela IOTech, com o apoio do CeNTI e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e vai reunir autarquias e stakeholders que operam na área das cidades inteligentes e sustentáveis.

“Se por um lado temos as autarquias que, diariamente, respondem aos desafios e tentam virar as cidades para o futuro, tornando-as, gradualmente, mais sustentáveis, conectadas, otimizadas e eficientes, por outro, temos diversas entidades que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido soluções inovadoras, promissoras e acessíveis a todos. Ora, este evento visa a comunicação entre as duas partes, promovendo a troca de experiências”, revela Filipe Portela, CEO da IOTech.

O Fórum terá início pelas 09h00 e conta com duas palestras e duas mesas-redondas. A primeira mesa-redonda, às 11h00, é subordinada ao tema “Pensar a Cidade em 2030” e contará com a presença de autarcas de cinco câmaras municipais, ou seus representantes, entre eles Mário Passos, de Vila Nova de Famalicão, Alberto Costa, de Santo Tirso, e Sérgio Humberto, da Trofa, que irão argumentar sobre como facilitar a criação de uma cidade inteligente e sustentável, cumprindo as atuais diretrizes europeias.

Já a segunda mesa-redonda, pelas 15h00, sob o epíteto “Soluções para as Cidades do Futuro”, colocará empresas, como a IOTech e o Grupo ACA (Construção Civil e Obras Públicas), e centros de investigação, como o ALTICE Labs e o CeNTI, mas também o Centro ALGORITMI, da Universidade do Minho, a abordar as tecnologias e sistemas emergentes que vão desempenhar um papel crucial para o futuro da organização das cidades.


Imagem: 0) Geralt / Pixabay, 1) IOTech


Deixe um comentário